DestaquesMundo

Israel bombardeia Teerã e acende alerta de mais uma guerra no Oriente Médio

Na noite desta quinta-feira (12), Israel iniciou um ataque aéreo de grandes proporções contra Teerã, capital do Irã, segundo informações de diversas agências internacionais. O bombardeio ocorre após semanas de tensão crescente na região e representa uma escalada crítica nas hostilidades entre os dois países.

Conforme os primeiros relatos, colunas de fumaça foram vistas se erguendo de diversos pontos da capital iraniana, indicando que alvos estratégicos estariam sendo atingidos. O governo de Israel fechou seu espaço aéreo e desviou todos os voos comerciais para aeroportos em países vizinhos, como medida de segurança.

A mídia estatal iraniana afirma que, em resposta à ofensiva o Irã vai declarar guerra a Israel e prepara um contra-ataque de retaliação, aumentando o temor de uma guerra aberta entre as duas potências do Oriente Médio.

O governo dos Estados Unidos declarou que foi informado previamente sobre o ataque, mas nega qualquer envolvimento direto na ação militar. A comunidade internacional acompanha com preocupação o desenrolar dos acontecimentos, que podem desencadear uma nova onda de instabilidade na região e afetar o equilíbrio geopolítico global.

Por volta das 23h30min (horário de Brasília) o Irã confirmou que Israel matou: Hossein Salami (Comand. Chefe do IRGC) Gholam-Ali Rashid (Comand. Estratégico das Forças Armadas) Dr. Tehranchi (Superv. do projeto do Plano Amad para desenvolver armas nucleares e superviçor do projeto do Subprojeto 3/30.

Mais informações estão sendo apuradas e atualizações serão publicadas à medida que forem confirmadas pelas fontes oficiais.

Foto: Reprodução / Redes Sociais

error: Conteúdo Protegido !!