Corpo de Bombeiros e Defesa Civil atuam para minimizar estragos causados pela chuva em SC

Equipes de Bombeiros de Militares, de Bombeiros Voluntários e de Defesa Civil, tanto estadual, quanto municipais, estão mobilizadas para o atendimento das mais diversas ocorrências relacionadas às contínuas chuvas que caem sobre Santa Catarina. De acordo com o governo do Estado, a região mais atingida neste domingo (24) é a Grande Florianópolis, “onde foram registradas pelo menos três ocorrências de deslizamento, uma delas com vítimas de soterramento”. Com isso foram contabilizadas duas mortes, já que mãe e filha, morreram após um deslizamento de terra e desabamento de um muro, no bairro Saco Grande, na Capital.

O Médio Vale do Itajaí é a área mais afetada nos últimos dias, porém a situação é estável até o momento e nenhuma morte foi registrada nesses últimos dias. Para se ter uma ideia, somente em Blumenau, mais de 300 ocorrências foram atendidas pela Defesa Civil, apesar disso não houve registro de vítimas. Em Brusque, onde o volume das chuvas atingiu 135,5 milímetros nas últimas 96 horas, foram atendidas cerca de 110 ocorrências.

Já em Guabiruba, também no Médio Vale, o Corpo de Bombeiros Militar foi acionado por volta das 19h30min para salvamento de um casal de idosos, que estavam acompanhados de uma criança numa residência que foi atingida por alagamento causado por uma forte corredeira de água, após uma chuva torrencial na região. Os bombeiros tiveram muita dificuldade para acessar o local, justamente por que as ruas do bairro Lageado Baixo, foram tomadas pela cheia, com transbordamento, inclusive, de córregos. A força da correnteza d’água prejudica o resgate.

>> Curta o Mesorregional no Facebook
>> Siga o Mesorregional no Twitter
>> Entre no canal do Mesorregional no Telegram
>> Acompanhe o Mesorregional no Instagram
>> Inscreva-se em nosso canal do YouTube

Previsão do Tempo

Diversos alertas meteorológicos foram emitidos pela Epagri/Ciram neste domingo por conta da previsão de temporais localizados com pancadas de chuva, localmente forte, com acumulado significativo em curto intervalo de tempo, com possibilidade de trovoadas, descargas elétricas, ventania e até mesmo granizo, em decorrência de dois cavados (áreas de baixa pressão) influenciando SC, um no litoral e outro no Rio Grande do Sul.

A previsão para segunda-feira (25) é de nebulosidade variável com condição de chuva a qualquer hora do dia, alternando com períodos de melhoria na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte. Nas demais regiões, aberturas de sol e chuva no decorrer do dia. Risco de temporal isolado, especialmente no oeste e sul do estado.

Para terça e quarta-feira, o cavado de baixa pressão persiste em permanecer na região, com sol e calor em todo o estado, com pancadas de chuva e temporais localizados na tarde e noite, devido ao aquecimento. Os dados são da Epagri/Ciram.

Foto: Divulgação / CBMSC

Correção: Entre ás 20h e às 21h15min informamos que o bairro Legeado Baixo, pertencia a cidade de Botuverá, quando na verdade o correto é Guabiruba. A informação foi corrigida. 
error: Conteúdo Protegido !!