Jovens de 16 e 17 anos estreiam pelo Blumenau
Dois jovens talentos deram seus primeiros passos no futebol profissional com a camisa do Blumenau Esporte Clube (BEC). Na última segunda-feira (13), durante o confronto contra o Joinville Esporte Clube (JEC) pela Copa Santa Catarina, o meia Edson Miguel Paulino de Aguiar, de 16 anos, e o atacante Juliano Gil da Silva, de 17, estrearam na equipe principal.
📲 Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp
Apesar da derrota por 2 a 0, o BEC já estava classificado como líder do grupo e garantido nas quartas de final da competição, onde enfrentará o Clube Atlético Tubarão, em duelo que vale vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de 2026.
Juliano é blumenauense e estava treinando no Núcleo de Futebol Cristal (NFC) antes de chegar ao BEC, por meio da parceria entre as equipes para o sub-18. Ele vinha treinando há apenas uma semana com o elenco profissional. O centroavante destacou que, no início do ano, chegou a migrar para o futsal e quase desistiu do futebol.
“Este ano eu estava no futsal e não tinha achado mais nada pra mim no campo. Até que o meu treinador da base me resgatou e me trouxe de volta. Estou muito feliz, honrando a camisa do BEC. Quando o Correa me chamou, passou um filme na cabeça. Foi a melhor sensação que já tive”, afirmou.
Sobre suas características, Juliano se define como “um jogador forte, explosivo e que gosta de jogar entre as linhas”.
Já Edinho, como também é conhecido, é natural de Mogi das Cruzes (SP) e passou pelas categorias de base de Grêmio, Cruzeiro e Monte Azul (SP). Neste ano, disputou a Copa Paulista pelo Santo André. “Tudo que passei pra chegar aqui valeu a pena. Nunca imaginei que estrearia no profissional com 16 anos”, disse o jogador.
O atleta destacou ainda suas características em campo: “Gosto de jogar no meio, cartear o jogo, dar passes. Mas jogo onde o professor precisar”, explicou.
Quem também fez sua estreia pelo profissional foi o goleiro João Freitas, de 21 anos, que está no Blumenau emprestado pelo Marcílio Dias.
Copa Santa Catarina
Nos dois próximos fins de semana, ocorrem os confrontos entre BEC e Tubarão para definir quem avança à semifinal da Copa SC e quem será o último time catarinense a se classificar para a Série D do ano que vem.
O primeiro duelo será no Estádio Domingos Silveira Gonzalez, em Tubarão, às 15h deste domingo (19). A partida de volta acontece no Estádio do Sesi, em Blumenau, também às 15h do domingo seguinte (26). O jogo será na cidade por o BEC ter terminado a fase de grupos na primeira colocação, enquanto o Tubarão ficou em segundo do seu grupo.
Foto: Richard Ferrari/BEC