Geral

Mais de mil cartões de transporte público foram bloqueados por uso indevido em Blumenau

O transporte coletivo de Blumenau registrou, de janeiro até o momento, o bloqueio de mais de 1.200 cartões por uso indevido em 2025. O volume já é 39% maior que os 886 bloqueios registrados durante todo o ano de 2024. Nos anos anteriores, foram 1.050 bloqueios em 2022 e 927 em 2023.

A principal irregularidade continua sendo o empréstimo do cartão estudante, que garante meia entrada. Dos mais de 1.200 bloqueios deste ano, quase mil foram exclusivamente dessa modalidade. Também houve registros de uso indevido dos cartões livre (pessoas com deficiência) e melhor idade (acima de 65 anos).

Todos os ônibus da frota contam com biometria facial instalada acima das catracas. Ao aproximar o cartão, a câmera registra o passageiro e o sistema compara automaticamente com a foto cadastrada do titular. Quando há incompatibilidade, operadores analisam as imagens e, comprovada a fraude, o cartão é bloqueado.

A punição inicial é de 30 dias sem utilização. Em caso de reincidência no mesmo cadastro, o bloqueio sobe para 60 dias. A Prefeitura reforça que os cartões são pessoais e intransferíveis, e o uso por terceiros prejudica o equilíbrio do sistema que beneficia estudantes, idosos e pessoas com deficiência conforme a legislação.

📲 Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp
📰 Clique aqui e siga também o Mesorregional no Instagram

“O maior volume de bloqueios acontece no cartão estudante. Familiares e amigos dos alunos são flagrados utilizando o benefício que é exclusivo do titular”, explica o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Fabio Campos.

Blumenau oferece três tipos de gratuidade ou desconto garantidos por lei:

  • Passe escolar – meia passagem para estudantes regularmente matriculados;
  • Cartão livre – gratuidade para pessoas com deficiência;
  • Cartão melhor idade – gratuidade para maiores de 65 anos (Lei Federal 10.741/2003).

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) destaca que o aumento nos bloqueios demonstra a eficácia da biometria facial no combate às fraudes e na proteção do sistema de transporte público municipal.

Foto: Divulgação / Prefeitura de Blumenau

error: Conteúdo Protegido !!