DestaquesTecnologia e Inovação

Mais de mil cervejarias registradas em um mês: o marketplace da MeuChope quer unificar o mercado artesanal

Um mercado de quase R$ 200 bilhões dominado por 3 grandes players, que detém 95% desse valor. Essa é a realidade do setor de cervejas no Brasil: apenas 2% do segmento é representado pelos pequenos produtores de cerveja artesanal. A MeuChope, startup que fomenta o mercado de chope artesanal e impulsiona o setor com soluções em inteligência de negócios, viu nesse gap uma oportunidade de negócios. E hoje concentra mais de mil cervejarias, micro e pequenas, em sua plataforma de marketplace.

O Brasil tem, registradas, mais de 1500 cervejarias artesanais. Dados do Anuário da Cerveja 2021 mostram um crescimento de 48,5% no número de cervejarias, nos últimos 20 anos. Segundo pesquisa do Guia da Cerveja, quase metade das cervejarias artesanais do Brasil não registraram lucro em 2022. O trabalho aponta que 46% dos empreendimentos tiveram prejuízo ou só empataram as contas entre receitas e despesas no ano passado. “Queremos resolver esse problema através da nossa plataforma. Ser um meio dos pequenos se juntarem, uma forma de continuarem no mercado, com garantia de recebimento para os estabelecimentos e crédito facilitado”, finaliza o CEO.

O MeuChope Marketplace conta com as melhores cervejarias locais em catálogo para comerciantes adquirirem produtos diretamente pelo app, transformando a empresa no “Mercado Livre” da cerveja artesanal. “Nossa ideia é ajudar os pequenos produtores a se concentrarem em um único local, incentivando pontos de venda a comprarem regionalmente, com facilidade e sem burocracia”, explica Augusto Sato, cofundador e CEO da MeuChope.

A plataforma de marketplace, lançada oficialmente em março, no maior festival cervejeiro do Brasil, a Semana da Cerveja Brasileira, em Blumenau – SC, já concentra mais de mil cervejarias e trinta mil rótulos. A empresa também anunciou um pacote de fomento de R$5 milhões para esse ano, cujo objetivo é incentivar os estabelecimentos comprarem de micro cervejarias locais.

Foto: Divulgação.

error: Conteúdo Protegido !!