DestaquesGeral

Maratonista de Gaspar se despede das pistas

‌Durante o último domingo, dia 23 de julho, um dos grandes maratonistas de Gaspar, o Sr. Gilberto Manuel Coninck se despediu das pistas completando os 42km da Maratona de Blumenau.

Sr Coninck, como é conhecido, tem 66 anos e é natural de Ilhota, mas mora em Gaspar há mais de 35 anos, e tem Gaspar como se fosse sua cidade. “É um orgulho imenso morar em Gaspar, e representar a cidade em tantas competições como eu já representei. Tenho para mim como se fosse minha cidade natal, é onde vivi a maior parte da minha vida e meus filhos e netos foram criados”, explica Coninck.

O Atleta já compete em maratonas há mais de 48 anos. Tem em seu currículo de provas, a participação em provas como a própria Maratona de Blumenau, Maratona de Porto Alegra, Maratona de Curitiba, Super Maratona de 50 km do Rio Grande do Sul, Volta na Ilha de Floripa e mais de 18 participações na Maratona de São Silvestre e ainda 15 participações nos Jogos Abertos de Santa Catarina.

Nesta última participação da Maratona de Blumenau, o Sr Coninck completou o percurso em 4h40min, mas no seu auge físico, já chegou a concluir o percurso em em 2h40min. “Em todas as maratona que eu pude competir, em 10 oportunidades consegui completar o percurso em menos de 3h de prova, chegando próximo ao pelotão de elite com os melhores maratonistas do brasil em alguma provas do mundo”, relembra Coninck.

Além das maratonas, o atleta também teve grade destaque em competições de atletismo, representando a Fundação de Esportes e o município de Gaspar por cerca de 20 anos, em competições como os Jogos Abertos. Em maio deste ano, Gilberto representou Gaspar na 13ª edição dos Jogos da Terceira Idade – JASTI, também na modalidade de atletismo.

O Diretor-Presidente da Fundação Municipal de Esportes e Lazer, Douglas Francisco Muller ressalta que foi um grande prazer conviver esse tempo com o Sr Gilberto Coninck. “O Sr Coninck representou o município por muito tempo. Por alguns anos chegou a trabalhar na Fundação de Esportes, foi um prazer trabalhar esse tempo com ele. Ele é um grande atleta e profissional, com certeza seus feitos pelo esporte de Gaspar ficarão marcados”.

O maratonista explica que por conta da idade e da falta de tempo para o treino para correr uma maratona está se aposentando das pistas, mas que ainda continuará treinando para continuar representando Gaspar nos Jogos da Terceira Idade.

“Gostaria de agradecer a Prefeitura de Gaspar, e toda equipe da Fundação de Esportes por todo o apoio que recebi nesses anos. Sem essa parceria não seria possível que eu tivesse disputado tantas provas. E agradecer também a Equipe da Daiana Oneda, pelo suporte prestado durante a preparação e durante o percurso da minha prova de despedida das maratonas”, agradece o maratonista.

Foto: Guilherme Spengler

error: Conteúdo Protegido !!