DestaquesSegurança

Nível do Rio Itajaí-Açu em Gaspar começa a estabilizar

Gaspar segue em situação de atenção para risco de enchente a devido ao nível do Rio Itajaí-Açu, porém a situação começa a se estabilizar. O pico do nível do rio chegou a 5,95 m às 5h desta quinta-feira (5). Na medição realizada às 6h a régua apontou 5,91 e às 7h o nível chega a 5,87 iniciando uma pequena redução. O abrigo permaneceu aberto durante a noite, porém sem ocupação. Não foram registradas ocorrências no município desde às 23h da noite de quarta-feira, dia 4. As equipes seguem monitorando áreas de risco e recebendo chamados através do 199.

O município de Gaspar esteve situação de alerta também devido ao volume de mais de 98 mm de chuva em 24 horas, o previsto para o mês inteiro. A situação na região do Alto e Médio Vale e de todo Estado também é monitorada, pois impacta diretamente na cidade. A população deve seguir em alerta, pois ainda há riscos de deslizamentos devido ao solo encharcado, além disso, a previsão é que as chuvas retornem em grande volume a partir de sexta-feira, dia 6.

Até as 23h de quarta-feira, a Defesa Civil de Gaspar registrou 46 ocorrências, sendo cerca de 13 bairros atingidos. Entre as ocorrências estão 16 alagamentos em via pública, oito alagamentos em propriedade particular, seis deslizamentos em propriedade particular, seis em via pública, duas quedas de árvore, dois destelhamentos, dois pedidos de informações e dois parecer de risco estrutural. Não houve nenhum registro de vítimas durante o atendimento.

O Grupo de Ações Coordenadas – GRAC está sendo acionado gradativamente, conforme a evolução do evento adverso. Todos os serviços públicos como aulas, atendimentos em saúde, transporte ou qualquer outro estão mantidos. O tratamento e distribuição de água segue na sua normalidade em todo município. As aulas na Escola Rudolfo Günther estão suspensas apenas nesta quinta-feira.

Foto: Divulgação / Divulgação

error: Conteúdo Protegido !!