O outono chegou: saiba como impactará o clima em Santa Catarina
Começou hoje, nesta quinta-feira (20/03), às 06h02min (horário de Brasília), o outono no Hemisfério Sul, marcando a transição entre o verão quente e úmido para um período mais seco e com temperaturas gradativamente mais baixas. Em Santa Catarina, a estação será caracterizada por temperaturas acima da média, maior amplitude térmica e mudanças no padrão de chuvas.

De acordo com a central de monitoramento da Proteção e Defesa Civil, os temporais típicos do fim de tarde diminuem no estado com a chegada do outono. As frentes frias, frequentemente associadas a ciclones extratropicais, passam a influenciar as chuvas, que tendem a ocorrer em menores volumes em comparação ao verão.
Outro destaque será a maior variação de temperatura ao longo do dia, com manhãs e noites mais amenas e tardes mais quentes, especialmente nas regiões Oeste e Litoral. Conforme a estação avança, massas de ar frio tornam-se mais frequentes, intensificando as temperaturas baixas, principalmente nos Planaltos e na Serra, onde há condições para geadas.
Segundo Epagri Ciram, o outono catarinense apresentará um aumento gradual do frio ao longo da estação e chuvas influenciadas por frentes frias e ciclones. A transição climática exigirá atenção aos boletins meteorológicos para adaptação da rotina da população e setores como a agricultura.
Confira o conteúdo abaixo:
Foto: Maria Eduarda Franz / Mesorregional
