DestaquesLazer

O vinho e os sabores típicos de São João

As festas juninas encantam e proporcionam deliciosos sabores típicos de São João. Pamonhas, curau, broa de milho, pinhão, cuscuz, pé de moleque, arrumadinho nordestino e outros pratos típicos dessa época tornam o “arraiá” ainda mais especial e gostoso. E para quem quer curtir as delícias da época em casa com um bom vinho, o sommelier Sidney Lucas, dá dicas para harmonizar a bebida com essas comidas.

Um dos pratos mais comuns das festas juninas nordestinas, o arrumadinho nordestino, harmoniza muito bem com espumantes, como o Vinícola Hermann Lírica Brut. “Apesar da carne seca, o feijão e o vinagrete, presente no prato, não se dão tão bem com tintos, já que elimina a sensação de acidez e frescura do vinho”, revela Lucas.

Quando o assunto são quitutes doces, como pamonhas, curau, broa de milho e pé de moleque, um espumante doce é o ideal. “Para harmonizar com sobremesas e guloseimas, como é o caso dos sabores típicos de São João, a doçura do vinho deve ser igual a da comida. Por isso o Araldica Asti Spumante é perfeito para acompanhar essas delícias juninas”.

Por fim, o delicioso e famoso cuscuz não pode faltar no arraial. Para acompanhar e dar ainda mais sabor ao prato tão regional e comum, a dica do especialista é um vinho branco. “Como a massa é feita com farinha à base de milho, o vinho precisa equilibrar o sabor. Por isso, o chileno Villard Chardonnay Reserve Expresión 2017 é uma boa opção”, conclui o sommelier.

>> Curta o Mesorregional no Facebook
>> Siga o Mesorregional no Twitter
>> Entre no canal do Mesorregional no Telegram
>> Converse com o Mesorregional pelo WhatsApp
>> Acompanhe o Mesorregional no Instagram
>> Inscreva-se em nosso canal do YouTube

Foto: Paulo Pinto/ Fotos Públicas

error: Conteúdo Protegido !!