CulturaLazerSegurança

Oktoberfest Blumenau tem queda nas ocorrências e reforça status de festa mais segura do Brasil

A 40ª Oktoberfest Blumenau reafirmou seu título de festa mais segura do Brasil, combinando tecnologia de ponta, integração entre forças de segurança e planejamento eficiente. Durante os 19 dias de evento, a festa recebeu 689.201 visitantes, alcançando recorde histórico de público desde a implantação do sistema de catracas no Parque Vila Germânica. No sábado, 19 de outubro, registrou o maior público de um único dia: 81.277 pessoas.

📲 Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp

Com mais de 3 mil profissionais envolvidos, a Oktoberfest manteve o compromisso com a segurança e o bem-estar dos visitantes. Nesta edição, o número de câmeras de vigilância aumentou 40%, totalizando 415 equipamentos integrados a sistemas de inteligência artificial, reconhecimento facial e drones. Além disso, 13 totens de emergência foram instalados em pontos estratégicos no entorno do Parque Vila Germânica, conectados diretamente à Central de Segurança, garantindo respostas rápidas em situações de risco.

Os desfiles na Rua XV de Novembro também contaram com monitoramento aéreo por drones e reconhecimento facial, reforçando o controle e a prevenção de incidentes. “Recebemos quase 690 mil visitantes com segurança, alegria e respeito. Esse resultado é fruto do trabalho conjunto de centenas de profissionais que se dedicam para que cada pessoa tivesse a melhor experiência possível”, destacou o prefeito Egidio Ferrari.

Segundo o presidente da comissão de segurança, Alexandre de Vargas, a integração entre as forças e o uso de tecnologia foram fundamentais. “Mesmo com um público recorde, mantivemos índices baixos de ocorrência, o que reforça a eficiência do modelo adotado e o comprometimento das equipes. Não existe qualidade de vida sem segurança, por isso trabalhamos incansavelmente para garantir uma boa festa a todos”, concluiu Alexandre.

Estrutura de segurança e tecnologia

A empresa Minister, em parceria com a Intelbras, montou uma estrutura de alta tecnologia, com 250 profissionais atuando diretamente na segurança e monitoramento, sendo 20 operadores na Central de Controle Eletrônico (ECC). As 415 câmeras incluíam 60 com reconhecimento facial.

Durante a festa, a Central de Monitoramento registrou 276 ocorrências, sendo 180 de objetos encontrados, 26 de objetos perdidos, 7 de conduta inadequada e 12 de pessoas incapazes perdidas.

A Polícia Militar colocou 430 policiais na festa e 131 nos desfiles, registrando 108 ocorrências, entre elas 19 de posse de drogas, 9 mandados de prisão cumpridos e 11 furtos de celulares — todos recuperados. Também foram registradas 4 ocorrências de importunação sexual e nenhum furto de veículo.

A Polícia Civil registrou 90 boletins de ocorrência, incluindo 25 procedimentos policiais, 17 casos de porte de drogas e 22 ocorrências de perda de documentos. A Polícia Científica contabilizou 59 ocorrências, enquanto a Polícia Penal realizou 14 fiscalizações.

Foto: Jefferson Santos / Mesorregional

Os Bombeiros Militares atenderam 316 pessoas, a maioria por mal súbito ou quedas leves, sem registro de casos graves.

Ações sociais e inclusão

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes) fez 821 buscas ativas, 127 conduções ao Centro POP e 79 acolhimentos.A Central de Libras realizou 101 atendimentos, e 42 visitantes utilizaram o serviço de audiodescrição.

A Jocum, com cerca de 80 voluntários, distribuiu 23 mil pulseiras de identificação e ajudou a localizar 20 crianças e 4 idosos que se perderam. O veículo adaptado para cadeirantes fez 55 viagens, garantindo transporte acessível durante toda a festa.

Oktober Segura

O projeto Oktober Segura, da Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT), contribuiu para a redução de 30,83% nas infrações de estacionamento irregular, 23,04% nos acidentes de trânsito e 26,1% nos acidentes com vítimas, em relação ao ano anterior. Foram realizadas sete blitzes noturnas com a PM e seis operações da Guarda de Trânsito, além de 1 mil testes de bafômetro.

No transporte coletivo, foram contabilizados 1.036.338 passageiros durante o período da festa, com 604 viagens extras. Os 98 táxis em operação registraram aumento de 35% nas corridas, o melhor desempenho dos últimos anos.

Foto: Giovanni Silva / Prefeitura de Blumenau

error: Conteúdo Protegido !!