DestaquesLazer

Orquestra de Câmara de Blumenau se apresenta gratuitamente nesta quarta-feira, dia 20, em Gaspar

A Orquestra de Câmara de Blumenau voltou as atividades em 2023 com todo o pique depois da pausa forçada devido a pandemia. . Desde o início do ano, estão ocorrendo diversas apresentações em todo o Estado. Nos últimos meses já houve apresentações em Rodeio, Timbó, Indaial, Blumenau e agora chegou a vez de Gaspar. Nessa quarta-feira, dia 20, a partir das 20h30min, depois da missa,  haverá apresentação na Igreja Matriz São Paulo Apóstolo.

Todas as apresentações são gratuitas. O projeto conta com o apoio do PIC – Programa de Incentivo à Cultura, Mecenato Estadual de Santa Catarina e Fundação Catarinense de Cultura e só está sendo possível devido ao patrocínio das empresas Havan, Altenburg, Ideal, Volvo Dicave, CartonDruck, Oxford, ICRH Tigre, Karsten, Cooper e Artico.

Com o concerto “As Quatro estações, sob a regência do maestro Daniel Bortholossi, e a direção artística de Daniele Girardello, a Orquestra ainda se apresentará no dia 27 de setembro no Teatro Municipal de Itajaí. Este é o terceiro projeto deste ano e serão apresentadas duas obras-primas da músicas clássica: o Concerto de Brandemburgo nº 3, de Johann Sebastian Bach, e As Quatro Estações, de Antonio Vivaldi.

Composto no início do século XVIII, o “Concerto de Brandemburgo nº 3” de Bach faz parte de um conjunto de seis concertos dedicados a Christian Ludwig, Marquês de Brandemburgo-Schwedt. “Este concerto, em particular, é conhecido por sua energia cativante, intrincada interação de instrumentos e virtuosismo deslumbrante”, enfatiza o diretor artístico, Daniele Girardello.

“As Quatro Estações” de Vivaldi é uma das obras mais famosas e queridas do repertório clássico. Composto por volta de 1720, este conjunto de quatro concertos para violino retrata a mudança das estações e evoca as emoções e sensações associadas a cada uma.   “A obra é um excelente exemplo de música de programa, onde Vivaldi habilmente pinta cenas vívidas através da música, levando-nos dos alegres cantos dos pássaros da Primavera ao calor escaldante do Verão, e da nostálgica colheita do outono aos ventos  e paisagens geladas de Inverno.”

error: Conteúdo Protegido !!