DestaquesSaúde

Perfeccionismo: Brasil é o segundo país com maior índice de estresse no ambiente de trabalho, perdendo apenas para o Japão

O perfeccionismo pode levar à ansiedade e ao estresse. Ao mesmo tempo que as pessoas se preocupam em atingir seus próprios padrões elevados, temem o fracasso. Essa pressão acaba gerando sintomas físicos, como dores de cabeça, tensão muscular e insônia.

Segundo levantamento feito pela International Stress Management Association (ISMA), o Brasil é o segundo país com maior prevalência de alto estresse no ambiente de trabalho, chegando a 69% dos profissionais impactados, perdendo apenas para o Japão.

Pensando nisso, ouvimos a especialista em psicologia positiva, inteligência emocional e análise comportamental, Tatiana Pêgo, para falar sobre o ‘perfeccionismo’. Mas o que causa o perfeccionismo? A raiz dele mora no medo do julgamento, na necessidade de aceitação, mas isso, um dia, foi plantado no ideal de que o perfeccionismo era bom, como sinônimo de dedicação, quando na verdade é pura insegurança. O perfeito é inimigo do feito.

A necessidade constante de ser impecável também pode levar ao esgotamento, reduzindo a produtividade geral.

Esse sentimento, que as pessoas acumulam desde mais novos, se resume em acreditar que sempre precisava “acertar” para ter afeto e boas oportunidades, e isso, na verdade, nutre uma realidade oposta, as pessoas travam e se impedem de arriscar, ou mesmo ir na direção da vida de sucesso merecida.

“Não queira ser perfeito, queira ser de verdade. Isso é o que realmente conecta e aproxima. Se você se identifica com essa descrição, se livre desse peso, além de não acumular sentimentos negativos, ainda ajuda na melhora da sua performance, no trabalho e no convívio pessoal”.

Selecionamos 6 verdades e conselhos sobre o perfeccionismo:
  1. A pressão para ser perfeito pode gerar para você ansiedade e estresse;
  2. Prejudica o seu relacionamento com os outros;
  3. Pode te levar à procrastinação e à diminuição da produtividade;
  4. Ame o erro e o desafio. São eles que te moldam e te transformam no caminho do sucesso;
  5. Você será julgado. Lide com isso. Querer mudar este fato não está sob seu controle;
  6. As quedas são apenas uma fase, uma etapa. Não definem quem você é.

Foto: Divulgação/Reprodução.

error: Conteúdo Protegido !!