PF intercepta dois ônibus com 125 argentinos que entraram irregularmente no Brasil
A Polícia Federal (PF) abordou, na noite de ontem (01), dois ônibus de turismo que transportavam 125 cidadãos argentinos e que haviam embarcado em Dionísio Cerqueira (SC) sem realizar os procedimentos imigratórios obrigatórios. A interceptação ocorreu no Posto da Polícia Rodoviária Federal, no município de Guaraciaba (PR).
📲 Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp
📰 Clique aqui e siga também o Mesorregional no Instagram
Segundo a PF, as diligências apontaram que o grupo estava a caminho da região de Ituporanga, em Santa Catarina, onde pretendia trabalhar nas colheitas de cebola e fumo, atividade comum nesta época do ano no Alto Vale do Itajaí. Entretanto, nenhum dos estrangeiros havia realizado o trâmite legal necessário para entrada e permanência no país.
Os 125 imigrantes foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Federal em Dionísio Cerqueira, onde passaram por identificação, autuação e emissão das seguintes medidas:
- Notificação de saída do Brasil
- Multa por evasão ao controle migratório
- Termo de impedimento de ingresso futuro
Os motoristas dos ônibus foram ouvidos e liberados.
A Polícia Federal ainda informou que será instaurado inquérito policial para apurar a eventual prática de outros crimes, como promoção de migração ilegal, que podem envolver aliciamento de trabalhadores estrangeiros e formação de redes de transporte clandestino para fins laborais.
A operação reforça o monitoramento de fronteira na região de tríplice divisa entre Brasil, Argentina e Paraguai, onde o fluxo de trabalhadores estrangeiros aumenta durante o período de colheitas agrícolas em Santa Catarina.
Foto: Divulgação / PF
