DestaquesSegurança

PM fecha cativeiro de cães de raça em situação de maus-tratos em Itajaí

Uma operação da Polícia Militar (PM) na tarde desta segunda-feira (17) – após denúncia anônima gerada por volta das 16h20min – resultou no fechamento de um criadouro clandestino de cães de raças de pequeno porte na Rua Eugênio Pezzini, bairro Murta, em Itajaí.

A PM divulgou que foi no local foi constatado que se criava e se comercializava de maneira irregular, situação constata assim que os policiais chegaram e escutaram “dezenas de latidos, vindos de um corredor estreito que dava nos fundos da residência.”

Ainda de acordo com a polícia havia no local (até mesmo do lado de fora) muito mau cheiro. Uma senhora de 60 anos, os recepcionou, mas tentou fazer o possível para que eles não entrasse na casa, mas mediante toda situação o flagrante se tornou evidente.

Converse com o Mesorregional e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp

Assim que adentraram no imóvel, foi constatado dezenas de animais em estado de maus-tratos, em local extremamente pequeno, mal cheiroso e sujo. A PM divulgou que os cãezinhos conviviam com suas fezes e alguns estavam amarrados.

Além disso, alguns cômodos serviam de cativeiros para procriação e revenda, dado ser apenas animais conhecidamente de raça, com alto valor de mercado e estavam separados por idade e raça.

Fotos: Divulgação / PM

Mediante a situação, a Guarda Municipal Ambiental esteve no local e constatou os fatos, acionando também o Instituto Itajaí Sustentável (INIS), que esteve presente e conduziu todos os bichinhos para guarda e proteção e posterior destinação.

No total, cerca 40 animais, entre gatos e cachorros, foram resgatados, enquanto os responsáveis pelo local foram detidos em conduzidos á Delegacia de Polícia Civil. Além disso um adolescente de 13 anos precisou ser atendido pelo Conselho Tutelar, já que estava vivendo também era totalmente insalubre e ele “não apresentava boa saúde física e mental.”

A PM também frisou que nos últimos meses foram registrados diversos boletins que relatavam furtos de cachorros da mesma raça e a situação será investigada para saber se os envolvidos possuem alguma relação com esses crimes.

Foram detidos todos os moradores e responsáveis pela residência, a senhora de 60 anos (proprietária e esposa), e três homens de 63, 37 e 39 anos (esposo e filhos, respectivamente). Ele foram autuados pelo crime de maus-tratos de animais e ainda poderão responder por receptação.

error: Conteúdo Protegido !!