Polícia Civil dá dicas para evitar golpes relacionados à pandemia na internet

Diante da pandemia do coronavírus, policiais civis observam a necessidade de se fazer o alerta aos golpes em links relacionados à Covid-19, pois criminosos costumam se aproveitar do momento para enganar as pessoas. Pensando nisso, a Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), com apoio da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC) e do Ciberlab, publicou dicas para evitar esse tipo de situação.

Segundo o delegado Luis Felipe Rosado, já há casos em outros Estados em que golpistas utilizam informações sobre o coronavírus e obtém acesso a informações pessoais. “Fazemos esse alerta de cuidado às pessoas sobre golpes praticados por redes sociais, aplicativos de mensagens e mensagens de texto relacionados ao coronavírus. Caso tenha sido vítima faça um Boletim de Ocorrência na Delegacia Virtual da Polícia Civil (www.pc.sc.gov.br), sem a necessidade de ir a uma delegacia”, avisa o delegado.

Denuncie: 181 ou WhatsApp: (48) 98844-0011

Cuidado com links suspeitos sobre o coronavírus

Em meio a tanta informação sobre o Covid-19, muitas notícias falsas têm sido utilizadas para a prática de crimes cibernéticos. Veja algumas dicas para se proteger desse mal:

– Cuidado com URLs (links) dos sites que for acessar, muito deles podem ser bem similares aos dos sites verdadeiros, porém com uma ou outra letra diferente.

– Atenção redobrada com notícias sensacionalistas, ofertas excepcionalmente boas e outras ocasiões que se mostrem fora do comum.

– Suspeite de mensagens com as expressões: Urgente! Atenção! Leia! Não deixe de repassar! Compartilhem antes que excluam! Divulgue para seus contatos!

– Fique atento aos erros de português dos textos e páginas com layout mal construídas.

– Cuidado com situações que exigem dinheiro ou dados de cartões de crédito.

– Sempre confirme se a informação é verdadeira. Caso seja suspeita, não repasse.


Imagem: Divulgação / Polícia Civil

error: Conteúdo Protegido !!