Polícia Civil de Indaial realiza a “Operação Nuvem Tóxica” contra venda ilegal de cigarros eletrônicos

Na tarde desta quarta-feira (07), a Polícia Civil de Santa Catarina, em conjunto com a Vigilância Sanitária, deflagrou a Operação Nuvem Tóxica, com o objetivo de combater a comercialização ilegal de cigarros eletrônicos em Indaial. A operação intensificou a fiscalização de estabelecimentos comerciais e resultou na prisão em flagrante de dois proprietários de lojas que estavam comercializando Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs), conhecidos popularmente como vapers, e-cigarettes ou cigarros eletrônicos.

A operação foi nomeada como “Nuvem Tóxica” para destacar os riscos associados à venda desses produtos proibidos no Brasil. De acordo com o delegado Filipe Martins, a Polícia Civil recebeu diversas denúncias sobre a venda desses dispositivos, incluindo a comercialização para adolescentes. A situação ficou ainda mais preocupante quando cigarros eletrônicos foram apreendidos em escolas da cidade, mostrando o alcance do problema.
Durante a ação, vários pontos de venda foram fiscalizados, e em dois estabelecimentos, os responsáveis foram detidos por manter em depósito cigarros eletrônicos, essências e acessórios para revenda. A prática infracional é considerada crime de acordo com o artigo 7º, inciso IX, da Lei 8.137/90, e o artigo 18, parágrafo 6º, inciso II, do Código de Defesa do Consumidor. Os suspeitos poderão pegar de 2 a 5 anos de detenção, além de multa.
O delegado Martins ressaltou que a comercialização de cigarros eletrônicos é uma prática proibida no país e alertou os comerciantes e a população sobre as consequências legais dessa prática. A Operação Nuvem Tóxica foi apenas a primeira fase de um conjunto de ações que visam combater a venda ilegal desses produtos na região, com novas fiscalizações e investigações previstas.
Após a prisão, os autuados foram encaminhados ao presídio local e deverão passar por audiência de custódia nas próximas 24 horas, permanecendo à disposição da Justiça.
Faça sua denúncia: Se você souber de algum estabelecimento comercial que esteja praticando a venda ilegal de cigarros eletrônicos, pode fazer uma denúncia anônima online pelo link: Denúncia Polícia Civil.
Foto: Divulgação / PCSC