DestaquesTrânsito

Ponte dos Arcos de Blumenau será revitalizada

m dos mais icônicos cartões-postais de Blumenau vai ganhar uma cara nova. A histórica Ponte dos Arcos, que foi no passado importante rota ferroviária e hoje faz ligação entre os bairros Ponta Aguda e Vorstadt será revitalizada. Na manhã desta sexta-feira, dia 3, no pátio da empresa Tex Cotton, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, Secretaria de Planejamento Urbano e Secretaria de Obras, promoveram o ato de assinatura da ordem de serviço para início dos trabalhos do local que será mais um atrativo turístico da cidade.

A revitalização consiste no serviço de limpeza, pintura, substituição de mobiliário urbano e de guarda corpo, além de paisagismo. Um espaço histórico da cidade que será transformado e entregue à comunidade. O prefeito Mário Hildebrandt destaca a importância deste local para o desenvolvimento da cidade. “A Ponte dos Arcos, inaugurada em 1951, teve relevância como tronco ferroviário e também na mobilidade da cidade. Milhares de pessoas passam por este local e queremos que este seja mais um atrativo, que resgata a nossa história”, diz.

Uma das principais ações com a revitalização será a criação de um espaço de convivência no vão central da ponte, possibilitando que blumenauenses e turistas possam apreciar a vista do Rio Itajaí-Açu. “Este será mais um atrativo turístico para nossa cidade. Um ambiente seguro, iluminado e convidativo, para que todos possam apreciar o rio e o local que abrigou uma importante rota ferroviária. Ambiente propício para um registro fotográfico de Blumenau”, destaca.

Este trabalho de revitalização da Ponte dos Arcos faz parte de um projeto maior no entorno da Rua Itajaí, que já entregou a nova Central de Atendimento ao Turista (CAT), a Cachoeira de Concreto, a locomotiva entregue pela Tex Cotton, por meio de parceria com a iniciativa privada, além do Museu dos Clubes de Caça e Tiro que está em fase de construção, Museu Fritz Müller, Casa do Turista, além de outras ações que transformam esta porta de entrada da cidade, um grande complexo turístico.

A revitalização tem um investimento de R$ 820.944,96, com recursos próprios, com prazo de execução de seis meses a contar do recebimento da Ordem de Serviço. A responsável pelos trabalhos será a empresa Exata Construtora e Pavimentadora. “A Ponte dos Arcos é muito mais do que um equipamento de mobilidade urbana. Como via férrea teve uma contribuição ímpar no desenvolvimento do município em décadas passadas. É uma honra participar deste processo de revitalização e humanização deste marco histórico”, ressalta o secretário de planejamento Urbano, Eder Boron.

Foto: Divulgação/Reprodução

error: Conteúdo Protegido !!