Previsão do nível do rio Itajaí-Açu em Blumenau é de 8 metros acima do nível normal às 17. E depois?

A cada possibilidade de enchente a população do Vale do Itajaí fica aflita, principalmente depois de 2008, quando a maior catástrofe natural da história do Brasil, até então, tirou vidas de diversas pessoas, causando inundações e desmoronamentos em diversas cidades, principalmente no Médio Vale. Agora a prevenção ganhou forças e pessoas buscam a todo momento saber de informações com antecedência, para ver se serviços e moradias e empresas serão atingidos.

Não é por menos a aflição, pois a previsão do tempo realmente aponta para mais chuvas nas próximas horas, sendo que no Alto Vale diversas cidades já foram atingidas pelas cheias do rio Itajaí-Açu e seus afluentes. A ativação do Radar Meteorológico efetivada pelo governo do Estado ajuda muito na prevenção e a sobrelevação das barragens de Taió e de Ituporanga ajudam a amenizar os problemas, mas a questão é que o nível das águas vem subindo de uma forma muito rápida.

A partir das 4h da madrugada a média da subida do nível do Itajaí-Açu em Blumenau está sendo em média de 30 centímetros, sendo que às 12h o rio marco 7,33m acima do nível normal, com a previsão de que cheque em pelo menos a 8m às 17h, conforme prevê o Centro de Operação do Sistema de Alerta da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí-Açú da FURB (Ceops). A situação das barragens também preocupa, já em Ituporanga já verteu e em Taió a ocupação está em 71,88% e todas as comportas estão fechadas.

De acordo com a previsão do tempo da Epagri/Ciram que a chuva continua hoje em Santa Catarina, mas em relação ao dia anterior, será menos persistente e com menores volumes acumulados. Para amanhã (5) o tempo continua encoberto com chuva em alguns momentos. e na quarta-feira (6) permanece a condição de chuva mas com maiores chances de aberturas de sol. Já na quinta (7) há risco de temporais e chuva moderada a forte por alguns momentos, devido ao elevado índice de umidade direcionado ao estado e somente na sexta-feira o tempo melhora com sol em todas as regiões.

A grande dúvida que soa é sobre a possibilidade de uma grande enchente em Blumenau, já que está confirmada essa previsão para Rio do Sul e região, onde previsões apontam que o nível do rio pode chegar a cerca de 12 metros, mas ainda não há essa previsão, o que se aconselha é o acompanhamento das fontes oficiais, previsão do tempo e estar sempre prevenido por conta de inundações deslizamentos de terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Conteúdo Protegido !!