DestaquesSegurança

Santa Catarina é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil, diz pesquisa

Santa Catarina desponta como o estado brasileiro com o mais alto índice de segurança alimentar do país, conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) através da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, nesta quinta-feira, 25.

De acordo com os números revelados, em 2023, impressionantes 88,9% dos domicílios catarinenses desfrutavam de uma condição segura de alimentação, garantindo acesso permanente a alimentos adequados tanto em quantidade quanto em qualidade. Essa conquista coloca Santa Catarina no topo da lista das Unidades da Federação com a melhor condição de alimentação em todo o país. O estado supera a média nacional, que atingiu 72,4%, além de estados como Paraná (82,1%) e Rio Grande do Sul (81,3%), que ocupam a segunda e terceira posição, respectivamente.

A liderança catarinense na segurança alimentar é resultado de uma combinação de diversos fatores, destacando-se as políticas públicas estaduais. Além disso, Santa Catarina se destaca por possuir o menor índice de desigualdade de renda e o quarto maior rendimento médio nacional. Em 2023, o rendimento médio do trabalhador catarinense alcançou R$ 3.316, registrando um crescimento de 9,5%, acima da inflação. Este aumento é crucial para garantir que os trabalhadores e as famílias de Santa Catarina tenham acesso a alimentos de qualidade, sem comprometer outros aspectos essenciais, como saúde, moradia e transporte.

O Secretário de Estado do Planejamento (Seplan), Edgard Usuy, ressalta que os indicadores alcançados por Santa Catarina refletem diretamente na qualidade de vida e bem-estar das famílias do estado. A redução da desigualdade de renda e o aumento do rendimento têm um impacto significativo na vida dos catarinenses, além de beneficiar a economia como um todo, promovendo um ambiente de negócios favorável e um crescimento inclusivo.

Além dos aspectos relacionados à demanda, a oferta de alimentos também desempenha um papel crucial na segurança alimentar. Nesse sentido, Santa Catarina se destaca como um exemplo de setor agropecuário produtivo e sustentável. Segundo o Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), o estado possui características que favorecem a produção de alimentos, como uma matriz produtiva diversificada e uma forte presença da agricultura familiar, o que contribui para a redução dos custos de produção.

Produtos como arroz, feijão, carnes de frango e suína, ovos, leite, maçã, banana, legumes e verduras são destaque, colocando Santa Catarina em posição de relevância no cenário nacional. O maior nível de rendimento e a proximidade da oferta alimentar tornam os alimentos mais acessíveis à população, inclusive àquelas de menor renda.

Com a combinação de políticas públicas eficazes, renda crescente e um setor agropecuário dinâmico, Santa Catarina continua a se destacar como referência nacional em segurança alimentar, garantindo o direito básico à alimentação adequada para sua população.

Foto: Jefferson Santos / Mesorregional

error: Conteúdo Protegido !!