DestaquesGeral

Semana será de calor extremo e incomum para o inverno

Uma onda de calor excepcional e potencialmente recorde está prevista para atingir vários estados brasileiros ao longo desta semana, alerta a MetSul Meteorologia. Uma massa de ar extremamente quente está se espalhando por grande parte do território nacional, trazendo temperaturas incomuns para o inverno em muitas localidades. Máximas próximas ou acima de 40ºC são esperadas em diversos estados.

A semana começa com a influência de uma massa de ar frio no sul do Brasil, mas entre terça e quarta-feira (22 e 23), uma massa de ar quente de baixa pressão chegará à Região Sul, elevando consideravelmente as temperaturas nos três estados da região. Apesar da chegada do ar quente, chuvas e temporais fortes também são previstos em algumas áreas, em especial no Sul.

O calor extremo afetará principalmente as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil. Essa onda de calor é esperada para a região amazônica antes de se estender para o Centro-Sul do país. Com, isso é possível que recordes de temperatura máxima para o mês de agosto sejam quebrados em diversos estados.

A massa de ar quente provém do Centro-Oeste e Norte do Paraguai, sendo impulsionada por uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera, transportando ar quente dessas regiões em direção ao Sul e Sudeste do Brasil. O calor deve diminuir na sexta-feira com a chegada de uma frente fria ao Sul, mas ainda persistirá em partes do Centro-Oeste e Sudeste.

Vale destacar que essa onda de calor é resultado da intensa corrente de jato em baixos níveis da atmosfera, que transporta ar quente de regiões mais quentes para o Sul e Sudeste do Brasil, causando temperaturas excepcionais para esta época do ano. Ainda que o calor seja comum nessas regiões, o esperado para esta semana excede os padrões climatológicos de agosto em muitas cidades.

Santa Catarina

Na segunda-feira (21) a temperatura amena na madrugada e amanhecer, com geada bem isolada nas áreas mais altas do Planalto Sul. Durante o dia, em elevação, especialmente no oeste do Estado.

Já na terça (22), o sol aparece com algumas nuvens em toda Santa Catarina. No sul do Estado, chuva isolada e risco de temporais à noite, com a aproximação de uma frente fria no litoral do Rio Grande do Sul, mas mesmo assim, de acordo com dados da Epagri/Ciram, a temperatura deve ultrapassar os 30ºC na maior parte do território catarinense.

Na quarta-feira (23) no Litoral Sul e Planalto Sul, encoberto com chuva isolada e risco de temporais, atingindo a Grande Florianópolis à noite, devido ao deslocamento de uma frente fria no litoral de SC. Nas demais regiões, sol com algumas nuvens.

error: Conteúdo Protegido !!