Sementes misteriosas vindas de países asiáticos deixam SC em alerta

Depois de ter sido registrado o recebimento de pacotes de sementes misteriosas não solicitados de países asiáticos em diversas regiões da União Europeia e nos Estados Unidos, Santa Catarina teve o primeiro caso em Jaraguá do Sul. Segundo relatado pelo morador que recebeu o envelope, ele realizou a compra de um objeto de decoração pela internet e ao receber a encomenda, recebeu também outro pacote contendo duas embalagens com as sementes clandestinas.

Além de não estarem corretamente identificados e ter identificação, supostamente, com caracteres chineses, alguns pacotes descreveram o conteúdo como “joias”. Em alguns casos, até mesmo pessoas que não haviam solicitado qualquer mercadoria de fora do Brasil também têm recebido as embalagens.

O órgão estadual responsável pela Defesa sanitária vegetal, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), alerta que apesar de parecerem inofensivas, as sementes clandestinas podem estar contaminadas e disseminar pragas e doenças. Com isso, existe a possibilidade de causar prejuízos econômicos e danos do ponto de vista da defesa sanitária vegetal.

Orientações

Caso o cidadão não tenha feito nenhuma compra, mas tenha recebido um pacote suspeito, não abra, não semeie e não jogue no lixo. É necessário levar o conteúdo a um escritório da Cidasc ou do Mapa mais próximo para que sejam recolhidas.  Também está disponível para contato os telefones 0800-644-6510 ou (48) 3665 7300 (WhatsApp), do Departamento Estadual de Defesa Sanitária Vegetal do Estado, onde a pessoa poderá solicitar orientações adequadas.

O Mapa fiscaliza a entrada de material de multiplicação vegetal sem importação autorizada no Brasil. O órgão também fez um alerta para que os clientes tenham cuidado e não abram pacotes e encomendas que chegarem às suas residências sem conhecimento. 

Ainda não há evidências de quando começaram os envios, nem o volume de encomendas já distribuídas.

Foto: Gabriel Zapella / Cidasc

error: Conteúdo Protegido !!