Um índio na Vila Itoupava

Em novembro de 2018 um fato infeliz marcou a comunidade do distrito da Vila Itoupava. Erno Bublitz, um dos maiores líderes comunitários ativos da região e que então exercia o cargo de intendente na região, sofreu um acidente doméstico e foi gravemente internado. O futuro foi trágico, luto na Sociedade Serrinha, Erno nunca mais voltaria, era hora de passar o bastão.

A transição já era esperada: seu homem de confiança na prefeitura, que presidia o Conselho de Desenvolvimento do Distrito, Leandro Índio da Silva. Pela primeira vez na história, a Vila Itoupava teria como intendente alguém que não fosse de origem alemã. A repercussão inicial na conservadora vila blumenauense foi de um enraizado preconceito que ainda era nutrido por muitos. Leandro teria que mostrar serviço.

Clique aqui e entre no Grupo de Whatsapp para receber esta coluna semanal sempre em primeira mão. É Grátis!

E mostrou, a intendência do distrito norte foi modernizada com a criação da Central de Atendimento ao Cidadão, passou a ter atendimento via whatsapp, regularizar cartões de área azul*, etc. As melhorias da Gestão Pública aplicada por Índio foram dignas de agradar até os líderes comunitários mais tradicionais. O “Schwarz bugga”, apelido curioso adotado pelos habitantes locais, de fato, tem vencido.

Estive apenas uma vez com Leandro quando este havia sido recém trazido à cidade pelo ex-prefeito Napoleão para trabalhar no mandato tucano. Na ocasião, testemunhei o comparecimento dele na Câmara de Vereadores para receber demandas de vereadores de oposição. Já na época, o exemplo de saber separar gestão pública de proselitismo político era evidente.

Vale a pena ficar de olho no intendente que, com o fracasso da tentativa de sucessão hereditária de Jens Mantau na região norte, pode acabar virando um dos principais nomes do PSDB para as eleições de 2024, afinal é no exemplo de um bom trabalho realizado que encontramos, espontaneamente, uma solução.

Siga o colunista no instagram: @thiago.schulze e envie sugestões para politica@mesorregional.com.br.

Clique aqui e entre no Grupo de Whatsapp para receber esta coluna semanal sempre em primeira mão. É Grátis!

error: Conteúdo Protegido !!