Cultura

Videoarte “Não é Assim Que Elas Fazem” tem lançamento gratuito em Blumenau

Blumenau recebe nesta semana o lançamento do videoarte “Não é Assim Que Elas Fazem”, uma produção local que propõe uma experiência artística inovadora e provocativa. Inspirado na obra teatral “Dos Clássicos ao Trash, Passando por Cima de Muitos”, o projeto será exibido gratuitamente ao público nesta terça-feira, 14 de abril, com duas sessões abertas.

Com classificação indicativa de 12 anos e tradução em Libras, o videoarte aposta em uma linguagem híbrida, transitando entre o clássico e o trash, para abordar temas contemporâneos como identidade, diversidade e inclusão. Estruturado em três canções centrais, o trabalho combina comédia, drama e crítica social, criando uma narrativa multifacetada que dialoga com referências do teatro musical, cabaré, cultura pop e ópera.

📲 Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp
📰 Clique aqui e siga também o Mesorregional no Instagram

A concepção reúne diversos profissionais da cena cultural: letras assinadas por Gregory Haerthel e Edu Colvara, preparação musical de Junior Marques, preparação vocal de Mareike Valentin, captação visual de Jéssica Frazão, edição de Beli Lessa e roteiro desenvolvido por Fábio Hostert, Pépe Sedrez e Sabrina Marthendal, que também atua como diretora de fotografia.

Segundo Fábio Hostert, que também interpreta a personagem Eva Pepper, “o resultado preserva o caráter provocador da personagem, ampliando seu alcance e impacto junto a diferentes públicos”.

Mais do que uma adaptação, o projeto se consolida como um manifesto artístico e político, com o objetivo de tensionar estruturas culturais e ampliar a visibilidade de expressões historicamente marginalizadas, como a arte drag. Inserido no contexto de Blumenau, o trabalho propõe uma reflexão crítica sobre a diversidade cultural e a necessidade de expandir espaços de representatividade.

Inspirado por referências do cinema contemporâneo que exploram identidade e sexualidade com estética autoral, o videoarte reforça o papel da arte como ferramenta de transformação social. Ao unir qualidade técnica, experimentação estética e compromisso com a inclusão, a produção convida o público a refletir, sentir e dialogar sobre questões urgentes da sociedade atual.

O preview de lançamento ocorreu na segunda-feira (13), na Cia Carona de Teatro, no Teatro Carlos Gomes. As sessões desta terça-feira (14) acontecem em dois horários:

  • 15h30 – Cia Carona de Teatro, Teatro Carlos Gomes
  • 19h – Sala S113, Campus I da Furb

Mais informações podem ser acessadas pelo perfil @evapepper_ no Instagram.

Foto: Videoarte “Não é Assim que Elas Fazem”: créditos Sabrina Marthendal

error: Conteúdo Protegido !!