CulturaEventosLazer

Galegão retorna à Oktoberfest Blumenau com apresentação de banda alemã

Quase três décadas depois, o Ginásio Sebastião Cruz, o Galegão, voltou a fazer parte da Oktoberfest Blumenau em 2025. O espaço, que marcou época como setor extra da festa entre 1987 e 1998, foi reinaugurado com nova proposta: dedicado às apresentações culturais e folclóricas, reforçando a essência germânica da maior festa alemã das Américas.

📲 Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp

Com 4 mil metros quadrados e capacidade para 79 mesas, o Galegão ganhou estrutura inspirada na Oktoberfest de Munique, incluindo deck e mezanino. A estreia ocorreu em grande estilo, com apresentações da Associação dos Grupos Folclóricos (AGF) e da Banda Escolar Municipal Blasmusik, além do show principal da noite com a banda alemã Die Kirchdorfer, que já havia se apresentado em Blumenau em 1998, 2000 e 2024.

“Estamos devolvendo esse lindo espaço para a nossa Oktoberfest e, mais importante, transformando o Galegão em um local dedicado às danças germânicas, valorizando os grupos folclóricos e tornando-os protagonistas da festa”, afirmou o prefeito Egidio Ferrari.

Além da programação cultural, o Galegão aposta em uma experiência gastronômica diferenciada. O público encontra pratos servidos em porcelana e chope em copos de vidro de 500ml ou 1 litro. Entre as opções exclusivas estão o Páprika Schnitzel & Pommes Frites (lombo suíno empanado com molho de páprica, batata frita e molho de frutas vermelhas) e o Spätzel Mit Pilzen (massa alemã com molho de cogumelos).

“Foi uma ótima sacada da organização em resgatar este espaço e torná-lo um pavilhão, trazendo público, alegria e tradição para um lugar que mora no coração dos blumenauenses“, avaliou Claudionor Serpa, frequentador da festa.

Die Kirchdorfer

A principal atração da noite de estreia foi a banda alemã Die Kirchdorfer, fundada em 1870 em Kirchdorf an Haunpold, na Alemanha. O grupo é presença fixa na Oktoberfest de Munique desde 1994, como residente do pavilhão Hacker-Festzelt, conhecido como o “Céu Azul”.

Em Blumenau, o repertório misturou rock alemão, pop germânico, sopro bávaro e clássicos de big band. A vocalista Gisele Abramoff, brasileira radicada na Alemanha, destacou a energia da plateia: “Sentimos a vibração do público, cantando, dançando, fazendo coreografia e entrando no clima do show, tornando a Oktoberfest ainda mais linda e emocionante”.

A banda se apresenta novamente nos dias 10, 11 e 12, além de participar do tradicional desfile da Rua XV de Novembro, no sábado, 11 de outubro.

Festival de Danças Germânicas

O Galegão também será sede do Festival de Danças Germânicas da Oktoberfest, em parceria com o Festival de Dança de Joinville. A primeira etapa ocorre entre os dias 13 e 15 de outubro, sempre a partir das 18h, com entrada gratuita. Já a fase final será realizada entre os dias 20 e 22.

O festival contará com apresentações de grupos de diferentes regiões de Santa Catarina nas categorias Adulto, Sênior, Duo de Valsas, Rheinländer e Schuhplattler. Além de preservar a tradição germânica, haverá premiações em dinheiro, troféus e vagas para o Festival de Dança de Joinville 2026.

Foto: Daniel Zimmermann/Prefeitura de Blumenau

error: Conteúdo Protegido !!