Homem de 32 anos é atropelado e perde a vida no bairro Testo Salto, em Blumenau
Blumenau recebeu, recentemente, o título de cidade mais segura do Brasil entre os municípios de médio porte, segundo levantamento da plataforma MySide Guias e Imóveis, com base em dados do IBGE e do Ministério da Saúde. Porém, uma ocorrência registrada na madrugada desta quinta-feira (20), feriado da Consciência Negra, levanta dúvidas do atendimento por parte das forças policiais.
📲 Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp
📰 Clique aqui e siga também o Mesorregional no Instagram
Por volta das 5h05min, o Corpo de Bombeiros Militar, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a Guarda Municipal de Trânsito (GMT) foram acionados para atender um chamado inicialmente descrito como atropelamento na Rua Luiz de Oliveira, no bairro Testo Salto. Ao chegar ao local, as equipes encontraram o corpo de um homem preso embaixo de um veículo, já sem sinais vitais.
Confirmado o óbito, foram acionadas a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Polícia Científica. Entretanto, segundo informações levantadas no local pelo Mesorregional, houve atrasos e ausência de equipes essenciais para a condução da ocorrência.
A Polícia Militar só chegou ao endereço por volta das 6h30min, mais de uma hora após o ocorrido. Já a Polícia Científica enviou apenas o veículo responsável pela remoção do corpo ao Instituto Médico Legal (IML), sem deslocamento de peritos para análise da cena, enquanto a Polícia Civil informou à GMT que não enviaria equipe naquele momento.
A presença das forças policiais era fundamental, devido à suspeita inicial de homicídio, reforçada por relatos de testemunhas. Ainda segundo as informações obtidas pelo Mesorregional no local, o caso teria se originado após um desentendimento familiar ocorrido durante a madrugada.
A mãe do suspeito teria discutido com o namorado, que, teria retido os documentos e o celular dela. O filho, indignado com a situação, foi até o trabalho da mãe, local onde o namorado também iria. No endereço, o conflito entre ambos se intensificou. A vítima, que conduzia uma Honda CG Start, e o suspeito, em um Chevrolet Corsa, continuaram a discussão até o momento em que o condutor do carro acelerou contra a motocicleta, atingindo o homem, que ficou preso sob o veículo e foi arrastado.
Logo após o impacto, o motorista fugiu com o Renault Logan branco da mãe. Segundo a GMT, o suspeito chegou a ligar para o órgão por volta das 6h, pedindo orientação sobre como proceder, sendo instruído a se apresentar na Delegacia. Até o momento da publicação (8h30min), ele não havia sido localizado. A vítima seria Josiel Ossuna, de 32 anos.
A ausência de perícia técnica no local e a demora no atendimento policial podem impactar diretamente a apuração dos fatos, comprometendo eventuais provas, especialmente se confirmado o crime de homicídio. A prisão em flagrante, que poderia ser facilitada com resposta mais rápida, também não ocorreu.
O comando da PM já informou o Mesorregional que foi acionada apenas às 6h24min e que a viatura chegou minutos depois. A Polícia Civil informou que os fatos serão apurados pela Delegacia de Homicídios do Departamento de Investigações Criminais (DIC), através de inquérito policial e não conseguimos contato com o comando da Polícia Científica em Blumenau.
Foto: Jefferson Santos / Mesorregional
