Geral

Blumenau quebra ciclo de uma década e registra zero feminicídios em 2025

O município de Blumenau alcançou marca histórica no último ano. Pela primeira vez em pelo menos dez anos, a cidade cerrou o período de 12 meses com zero feminicídios consumidos. O dado, consolidado em 2025, representa uma ruptura drástica em um ciclo de violência que vinha apresentando oscilações preocupantes na última década.

Para se ter uma dimensão do avanço, o Observatório da Violência Contra a Mulher de Santa Catarina aponta que, em 2024, o município havia registrado quatro casos de feminicídio. O histórico recente mostrou ainda três casos em 2020, um em 2021, dois em 2022 e um em 2023. A queda para o índice zero em 2025 é apontada como resultado direto das declarações de uma Rede de Proteção integrada.

Este resultado é atribuído à articulação entre segurança pública, Poder Judiciário, saúde e assistência social. Instituições como a Rede Catarina de Proteção à Mulher (10º BPM), a Comissão OAB Por Elas e a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Vereadores atuaram de forma conjunta em frentes de acolhimento e denúncia.


📲 Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp
📰 Clique aqui e siga também o Mesorregional no Instagram

Além do atendimento reativo, o foco em 2025 foi a prevenção educacional . Foram realizadas palestras em empresas, e hospitais estaduais. Para 2026 , o plano de ação será ampliado, incluindo a rede municipal de ensino para trabalhar a conscientização desde a infância. Outro pilar destacado pela Procuradora Cristiane Loureiro é a Lei Força Delas , que oferece aulas gratuitas de defesa pessoal para mulheres, fortalecendo a autonomia e segurança das vítimas.

O volume de trabalho realizado pela rede em 2025 evidencia a vigilância constante sobre o tema:

  • Procuradoria da Mulher: 250 atendimentos realizados.
  • OAB Por Elas: 177 atendimentos gratuitos (realizados às segundas-feiras na DPCAMI ).
  • Medidas Protetivas: 1.647 medidas ativas no sistema geral.
  • Rede Catarina (PM): Acompanhamento de 1.729 medidas e realização de 1.011 visitas preventivas .
  • Tecnologia: 1.382 dispositivos de botão do pânico ativo no município.

No mesmo período, a Polícia Civil de Blumenau encaminhou 1.431 medidas protetivas de urgência e, por meio da DPCAMI, instaurou 1.145 procedimentos policiais, além de cumprir 63 mandados. O suporte jurídico também foi garantido por 25 advogados voluntários nomeados pelo Estado. A somatória dessas ações reforça que a ausência de óbitos não é um fato isolado, mas o reflexo de uma estrutura que monitora e intervém antes que a violência atinja o nível fatal.

Foto: Felipe Augusto Fernandes

error: Conteúdo Protegido !!