Ambulatório do Parque Vila Germânica para atendimento aos casos suspeitos de Covid-19 será desativado

A Prefeitura de Blumenau desativará, no próximo domingo (20), o Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, instalado no Setor 3 do Parque Vila Germânica. A decisão foi anunciada com base na diminuição do ritmo de contágio no município, redução da média de contaminados e diminuição da taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Na estrutura, que foi montada em março, os trabalhadores da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) atenderam 12.385 pacientes e fizeram 12.196 coletas para exames. Nestes quase seis meses de trabalho, mais de 40 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmacêuticos atuaram todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados das 7h às 19h, para atender a população.

A partir de segunda-feira (21), pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal poderão buscar atendimento nos sete Ambulatórios Gerais. O AG Heinz Schrader, conhecido como AG do Centro, localizado na rua República Argentina, 2.077, no bairro  Ponta Aguda terá atendimento todos os dias da semana, inclusive sábados e domingos, das 7h às 19h.

Todos os fast tracks anexo aos AGs continuam atendendo em horário habitual, fazendo coletas para testes do tipo RT-PCR para pacientes que se enquadram nos critérios médicos de suspeita de Covid-19. A ampliação da disponibilização dos testes para essas unidades faz parte da estratégia de descentralizar o serviço.

Dados da semana epidemiológica do dia 14 de setembro apontam que Blumenau está com taxa de transmissão em 1,05. O menor desde o pico da pandemia, registrado na última semana de julho. Nesta quinta-feira (17) a taxa de ocupação das UTIs está em 17%.


Foto: Eraldo Schnaider / PMB

error: Conteúdo Protegido !!