DestaquesGeral

Artista têxtil catarinense expõe projetos na maior feira de artesanato do mundo

Entre os dias 31 de março e 2 de abril, Colônia, na Alemanha, recebe a maior feira de artesanato do mundo, a H+H Cologne. Com o apoio da Círculo, empresa da cidade de Gaspar e maior fabricante de fios para trabalhos manuais da América Latina, a artista têxtil Scheyla Englert vai apresentar quatro projetos, sendo um deles idealizado junto a um grupo de artesãos e artesãs (crianças e adultos) dedicado à renda de bilro. Scheyla também domina e já expôs diversos trabalhos com a técnica Yarn Bombing, tema do qual ela será uma das participantes em um talk com mais três artistas da Austrália, Suíça e Alemanha, que faz parte da programação do evento.

O Yarn Bombing, que na tradução livre quer dizer bombardeio de fios, nada mais é do que a intervenção artística com fios de tricô ou crochê em mobiliários urbanos públicos, como pontes, postes e árvores. É conhecido também como grafite de tricô ou crochê, e busca levar, através da arte do trabalho manual, um cenário mais alegre e divertido com fios coloridos, ou até para manifestar uma mensagem.

Scheyla Englert é coordenadora do Projeto Yarn Bombing’nhas junto à Fundação Municipal de Cultura em Bombinhas, em Santa Catarina e há tempos é envolvida com o trabalho manual. Desde 2014 desenvolve projetos de expressão artístico-têxtil envolvendo os processos artesanais, costura-criativa e manualidades, com participação em exposições em São Paulo (2014), Porto Alegre (2021), Cidade do México (2021), Milão (2021/2022) e Suíça (2021/2022).

A artista têxtil vai expor quatro projetos feitos com fios e que utilizam técnicas manuais diferenciadas. O primeiro é feito em renda de bilro e conta com a participação de 20 rendeiras e rendeiros adultos e mais 10 crianças do Grupo de Rendas de Bombinhas, coordenados por Scheyla, para construir um painel de 1 metro por 1,80 metro com o tema de “Árvore da Vida”, que terá seus adornos de renda de bilro feitos com fios Clea da Círculo. O segundo projeto tem como tema “Tramando Fios, Criando Aconchego” e utiliza crochê, tricô e tear de pente liço para formar uma peça mesclada de 1 metro por 1 metro, que conta com o trabalho do grupo EntreLaçadas Manuais, formado por Scheyla e mais duas irmãs. O terceiro projeto é uma releitura do quadro “A Noite Estrelada”, de Van Gogh, a partir da pintura em tela e com os fios Clea da Círculo tramados em crochê, numa tela de 40 centímetros por 60 centímetros, por Scheyla e mais um artesão. E o quarto projeto é totalmente feito pela artista têxtil, chamado “Além do Tempo e da Alma”, que aplica a técnica de Yarn Bombing sobre madeira, em que o trabalho feito em crochê com o fio Amigurumi da Círculo cobre por inteiro um relógio de pêndulo com números fora de ordem em cores contrastantes e bem vivas, com dimensões de 40 centímetros por 60 centímetros.

Algumas obras expostas serão premiadas a partir de uma avaliação de um júri técnico e pelos visitantes da H+H Cologne, que elegerão os cinco vencedores. No final do evento, as obras expostas serão leiloadas e 100% dos rendimentos serão destinados para a Ajuda Internacional para Refugiados da Cruz Vermelha.

Além disso, Scheyla Englert participará, no dia 1º de abril, de uma conversa com outras três artesãs internacionais especialistas em Yarn Bombing, da Austrália, Alemanha e Suíça, compartilhando suas experiências com a técnica e instalações pelo mundo. A artista têxtil conta com o apoio da Círculo em suas obras e também na participação deste Talksofa temático durante a H+H Cologne.

Fotos: Divulgação.

error: Conteúdo Protegido !!