DestaquesPolítica

Ataque com fogos de artifício ao STF, na noite de sábado (13) será investigado pela PF

Neste sábado por volta das 21h30m, aconteceu um um ato que lançou fogos de artifícios no prédio do Supremo Tribunal Federal, em Brasília. Em vídeos que foram veiculados pela internet, integrantes fazem ameaças com frases dizendo que o ato era “para mostrar para eles (ministros) que se preparem, Supremo dos bandidos. Aqui é o povo que manda nessa nação”, disse o autor das filmagens.

Além disso, emitiram ofensas ao governador do Distrito Federal, que decretou o fechamento da Esplanada e retirou o grupo de um acampamento próximo, devido a não respeitarem as regras de isolamento social estabelecidas para conter a disseminação do novo coronavírus.

Por conta disso, neste domingo, o Ministério Público Federal (MPF) determinou a abertura imediata de inquérito policial para investigar a ação dos fogos ao prédio do STF. Também foi solicitada perícia no local a fim de identificar danos ocorridos no edifício e resguardar provas processuais.

Confira a íntegra da Nota Oficial do Supremo Tribunal Federal neste domingo, dia 14 de junho:

Infelizmente, na noite de sábado, o Brasil vivenciou mais um ataque ao Supremo Tribunal Federal, que também simboliza um ataque a todas as instituições democraticamente constituídas. Financiadas ilegalmente, essas atitudes têm sido reiteradas e estimuladas por uma minoria da população e por integrantes do próprio Estado, apesar da tentativa de diálogo que o Supremo Tribunal Federal tenta estabelecer com todos, Poderes, instituições e sociedade civil, em prol do progresso da nação brasileira.

O Supremo jamais se sujeitará, como não se sujeitou em toda a sua história, a nenhum tipo de ameaça, seja velada, indireta ou direta e continuará cumprindo a sua missão. Guardião da Constituição, o Supremo Tribunal Federal repudia tais condutas e se socorrerá de todos os remédios, constitucional e legalmente postos, para sua defesa, de seus Ministros e da democracia brasileira.
Ministro Dias Toffoli
Presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça

Foto: Rosinei Coutinho/SCO 

error: Conteúdo Protegido !!