DestaquesSaúde

Audiência Pública na Câmara dos Deputados aborda a implementação de ações de saúde contra o AVC no SUS

Uma Audiência Pública será realizada na Câmara dos Deputados para discutir a interrupção da implementação de ações de saúde contra o Acidente Vascular Cerebral (AVC) no Sistema Único de Saúde (SUS). O evento acontecerá nesta terça-feira (22), às 9h30min, e terá como foco principal a disponibilização da Trombectomia Mecânica, tratamento que pode reduzir as sequelas nos casos de AVC isquêmico.

O AVC é considerado a 2ª causa de morte e a 1ª causa de incapacidade no mundo, conforme dados da World Stroke Organization. A audiência busca abordar desde programas de prevenção, diagnóstico no tempo adequado até tratamentos avançados, como a Trombectomia Mecânica, que demonstrou aumentar significativamente as chances de recuperação sem ou com poucas sequelas em pacientes com AVC isquêmico, de acordo com o estudo Resilient.

A Audiência Pública contará com a participação de representantes do Ministério da Saúde, da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), do Instituto Lado a Lado pela Vida, da Sociedade Brasileira de AVC e da Sociedade Brasileira de Neurorradiologia Diagnóstica e Terapêutica (SBNR).

A Trombectomia Mecânica (TM) é um tratamento minimamente invasivo que visa desobstruir a artéria cerebral através de um cateter com dispositivo endovascular, como um stent ou sistema de aspiração, para remover coágulos sanguíneos. Esse procedimento mostrou taxas significativamente mais eficazes de recanalização quando comparado ao tratamento convencional de trombólise endovenosa.

Apesar de ter recebido recomendação de incorporação no SUS em 2021, a técnica ainda não foi efetivamente integrada devido à necessidade de publicação do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) pelo Ministério da Saúde. A não disponibilidade desse tratamento na rede pública levou a uma estimativa de mais de 60.000 pessoas que poderiam ter sido beneficiadas pela TM desde a sua aprovação.

A audiência é uma oportunidade para discutir o significado da implementação rápida da Trombectomia Mecânica no SUS, levando em consideração a eficácia e custo-benefício do tratamento. Além disso, uma discussão visa sensibilizar sobre a importância do diagnóstico e tratamento ágeis do AVC, uma vez que essa doença é uma das principais causas de óbito e incapacidade, afetando significativamente a qualidade de vida dos pacientes.

Para os visitantes, a audiência poderá ser acompanhada ao vivo através da TV Câmara e o link do YouTube está pelo Mesorregional, logo abaixo:

Imagem: Divulgação / Reprodução

error: Conteúdo Protegido !!