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Autoridades e empresários discutiram tendências do mercado de eventos do ‘Vale Europeu’ nesta terça-feira (27)

“Não podemos esperar a mudança do mercado. Temos que ser a mudança do mercado”. A frase de Valmir Zanetti, presidente do Blumenau e Vale Europeu Convention e Visitors Bureau, deu o tom do debate que aconteceu na manhã desta terça-feira (27), no 1º Fórum de Discussão das Tendências do Mercado de Eventos. Organizado pela entidade, a agenda tinha por objetivo discutir papéis dos segmentos público e privado nos cenários atuais do turismo, além de três tópicos principais: infraestrutura, pequenos e médios eventos e regionalização.

De acordo com o presidente do Convention, o fórum superou as expectativas em relação ao nível da discussão. Junto com Valmir, compuseram a mesa Ricardo Stodieck (secretário municipal de Turismo e Lazer de Blumenau e presidente do Parque Vila Germânica), Emil Chartouni Neto (presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Blumenau e Região), Christiane Buerger (diretora para assuntos de turismo da Associação Empresarial de Blumenau), Emílio Schramm (presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Blumenau), Gelson Walker (representante da Associação Brasileira de Empresas de Eventos de Santa Catarina) e Fernando Tomaselli (diretor administrativo do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí).

Fotos: Divulgação / Fórum de Discussão das Tendências do Mercado de Eventos

 


Infraestrutura

No primeiro tópico, se discutiu a integração dos setores público e privado no sentido de oferecer a infraestrutura necessária não só para o turista, mas também para o cidadão. A duplicação da BR-470 mais uma vez foi destaque da pauta, além de sinalização, segurança, limpeza e saúde. Tomaselli destacou que a relação do governo com as empresas precisa ser de interdependência, não de independência.

Chartouni destacou os investimentos realizados na rede hoteleira nos últimos anos e apontou que os hotéis da região estão preparados para atender as diversas demandas.


O porte dos eventos

A busca de eventos de pequeno e médio porte, que gerem uma agenda mais constante e possam aproveitar melhor as estruturas existentes também foi tema da discussão. Todos os integrantes da mesa concordaram a respeito desta mudança, que gera ainda mais a necessidade de uma experiência diferenciada para o turista que visita a região.

De acordo com Stodieck, Blumenau tem hoje 120 dias do ano com eventos municipais ocorrendo – uma das melhores médias do país.


Regionalização

Trabalhar o Vale Europeu com atrações integradas, que envolvem desde o turismo de aventura até o arquitetônico, passando por experiências complementares para o turista, foi outra bandeira levantada por todos. O Vale da Cerveja foi citado como um exemplo desta ação, já que envolve vários municípios.

Neste sentido, o novo momento de integração entre as autoridades relacionadas ao segmento e de troca de informações entre as prefeituras foi celebrado.


O pós-evento

Depois do debate, as entidades destacaram a importância de levar a discussão para a ação. Novas reuniões serão realizadas para tratar de temas específicos, como o Centro de Convenções e a realização de eventos conjuntos.

 

Texto: Marina Melz / Melz Assessoria de Imprensa

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