Blumenau confirma primeiro caso de febre amarela em humanos

Na manhã desta quarta-feira (12), foi confirmado o primeiro caso de febre amarela em humanos na cidade de Blumenau. Trata-se de um jovem de 26 anos, morador da região da Vila Itoupava. Ele está bem e recebe acompanhamento médico.

Por meio de uma transmissão ao vivo no Facebook, a Prefeitura esclareceu algumas algumas dúvidas sobre a doença e a sua imunização, com a contribuição da Doutora Luísa, infectologista do município sobre o assunto.

1º caso de Febre Amarela em humano é confirmado em Blumenau

Publicado por Prefeitura de Blumenau em Quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Conforme a Dra. Luísa diz em vídeo, a febre amarela é conhecida como uma febre hemorrágica que pode evoluir de forma grave e levar a óbito. A doença é transmitida por meio da picada de um mosquito infectado.


Dia D de vacinação

Neste sábado (15), será realizado o Dia D de vacinação contra a doença em Blumenau e as unidades de saúde da cidade estarão abertas das 8h às 17h.

Pessoas de 9 meses de idade até 59 anos podem se vacinar. “Acima dessa idade os pacientes devem fazer uma avaliação médica pra saber se podem receber a vacina. Pacientes transplantados, que fazem uso de drogas, medicações imunosupressoras ou que vivem com HIV em determinadas condições devem procurar um médico para a avaliação” diz a Doutora Luísa.

Desde 2018, a vacinação contra a febre amarela é obrigatória em Santa Catarina e a vacina está disponível desde então.


Foto: Juliane Guez / PMPA

error: Conteúdo Protegido !!