DestaquesGeral

Blumenau recebe a 3ª edição da feira de qualificação profissional (Feduca) e feirão do emprego

Com o objetivo de incentivar a qualificação profissional e a educação continuada em vários níveis, o Núcleo de Educação e Desenvolvimento Profissional da ACIB, lançou a 3ª Feira de Qualificação Profissional (Feduca). O evento acontecerá no Parque Vila Germânica, em Blumenau, nos dias 11 e 12 de agosto. A grande novidade é que neste ano a Feduca acontecerá em paralelo ao Feirão de Empregos, também de responsabilidade da mesma organização. 

“Esta é uma feira planejada com todos os detalhes, onde estamos garantindo uma visitação recorde, com quatro grandes públicos: estudantes, empresas, quem procura empregos e a família”, afirma Lourdes Thomsen, coordenadora do núcleo. A feira é um sucesso na adesão das instituições de ensino, com todos os espaços já negociados.

Para a presidente da Associação Empresarial de Blumenau (ACIB), Christiane Buerger, ações como esta são importantes para o desenvolvimento da cidade em todos os aspectos. Inclusive a ACIB mantêm um grupo de trabalho voltado para a criação de formas de capacitação da mão de obra em adequação aquilo que as empresas buscam.

Segundo o Censo MEC e Censo IBGE 2021, em Blumenau, há 145.852 habitantes com ensino médio completo, e 11.999 cursando, sendo este um público ávido por qualificação profissional e por oportunidades de empregos. A cidade tem ainda 39.960 habitantes com ensino superior incompleto (evadidos de 2017 a 2021) e 19.305 concluintes no ensino superior entre 2017 a 2021. A cidade tem 43 instituições de ensino superior, sendo 35 na modalidade EAD e oito presencial. O total de alunos matriculados no ensino superior é de 25.702. Conforme dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Blumenau conta ainda com 15 escolas de ensino técnico profissionalizante e cerca de 140 que se dedicam ao ensino de idiomas. 

Atualmente, Blumenau ocupa a 63ª posição na lista das cidades brasileiras com melhores resultados no setor empregatício. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, o saldo neste ano é de 2.104 vagas, colocando a cidade na quarta posição no Estado. 

Em meio a resultados positivos, há ainda uma grande necessidade de mão-de-obra especializada, motivo pelo qual há uma migração de trabalhadores de outros Estados. O setor de tecnologia, por exemplo, encontra dificuldades em encontrar profissionais qualificados. Já a indústria, necessita qualificar 802,9 mil pessoas até 2025 em SC, segundo dados do Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025. Os dados apontam ainda que a cada dez estudantes que concluem o Ensino Médio no Brasil, dois alcançam a educação superior e os demais acessam o mercado de trabalho sem uma profissionalização. Na feira de empregos haverá mais de 30 empresas com milhares de vagas sendo oferecidas.

Foto: Divulgação/Reprodução

error: Conteúdo Protegido !!