DestaquesGeral

Campanha arrecada itens de higiene para o berçário do presídio feminino de Itajaí

Uma campanha criada por estudantes de Direito da Univali, de Itajaí, pretende arrecadar itens de higiene para o berçário do Presídio Regional de Itajaí. A proposta do projeto social é oferecer o mínimo de dignidade para as presas no cumprimento da pena e especialmente para os bebês, que não escolheram estar naquele ambiente e precisam de acolhimento. As doações podem ser entregues na universidade, nos centros acadêmicos dos cursos de Direito, Psicologia e Enfermagem, até o dia 30 de abril.

Muitas detentas dão à luz no decorrer do cumprimento de suas penas e, durante os primeiros seis meses, os bebês ficam encarcerados com as mães. Como o Estado não prevê um bebê em cárcere, não são fornecidos produtos básicos para as presas cuidarem de seus filhos. A responsabilidade acaba recaindo sobre as famílias das detentas, que, muitas vezes, não mantêm contato ou não conseguem ajudá-las por falta de condições financeiras.

Atualmente há somente um bebê no berçário do presídio feminino. No entanto, outras seis detentas estão grávidas, uma delas de gêmeos. Duas estão no oitavo mês de gestação, com previsão de parto para maio. No total, o presídio abriga hoje 286 mulheres, mas esse número tem aumentado a cada ano. “Em março de 2017 ingressaram 47 mulheres e, em março de 2018, subiu para 76. O número de prisões de mulheres no estado sempre foi entre 800 e 900, hoje já ultrapassa 1000”, relata a gerente do Presídio Regional de Itajaí, Janaína Costa Ramos.

>> Curta o Notícias Vale do Itajaí no Facebook
>> Siga o Notícias Vale do Itajaí no Twitter
>> Entre no no canal do Notícias Vale do Itajaí no Telegram
>> Acompanhe o Notícias Vale do Itajaí no Instagram

 

Sobre a campanha

Sensibilizadas pela falta de produtos de higiene disponíveis para uso pessoal das detentas e, principalmente, para os cuidados com os bebês, as acadêmicas Amanda Júlia Alves, Mayara Nogueira de Araujo, Sayuri Marie Adam e Victoria Werner iniciaram em março a campanha, sob a coordenação da professora Adriana Spengler.

Entre os itens solicitados para os bebês estão fraldas, pomada para assaduras, lenço umedecido, cotonete, talco, algodão, soro fisiológico, mamadeira e roupinhas (novas ou usadas em bom estado). As detentas necessitam ainda de shampoo e sabonete (adulto e infantil), escova de dentes, creme dental, absorvente, roupas íntimas, além de roupas de cama, banho e chinelos, todos em cores claras.

As doações podem ser depositadas até o fim do mês em caixas disponibilizadas no Diretório Acadêmico de Direito (DCA), Centros Acadêmicos (CA) de Psicologia e de Enfermagem e Centro Acadêmico Integrado da Comunicação (CAICOM), no campus de Itajaí da Univali. O contato também pode ser feito pelos telefones (47) 99688-8853 (Amanda) ou (47) 99616-1856 (Mayara).

Imagem: Reprodução

 

 

Foto de destaque: G.Dettmar/Ag.CNJ (Arquivo)

error: Conteúdo Protegido !!