CEOPS aponta que nível do Rio Itajaí-Açu estará aproximadamente em 8 metros acima do nível normal às 4h desta terça-feira, em Blumenau

A equipe técnica do CEOPS, o Centro de Operação do Sistema de Alerta da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí-Açú da Universidade Regional de Blumenau conseguiu estimar com base nas informações colhidas nas estações pluviométricas da bacias do rio Itajaí-Açu que por volta das 4h da madrugada desta terça-feira (6) o nível do rio em Blumenau deverá chegar no máximo a 8 metros acima do normal em Blumenau.

De acordo com o professor Mario Tachini, do CEOPS as chuvas que caíram no Vale do Itajaí nas últimas horas não foram significativas para um aumento no nível do rio. “Estava previsto que no final da noite iria chover 25 milímetros na região de Blumenau e Timbó, felizmente só choveu 10 milímetros, fazendo com que isso não representasse uma elevação significação do nível do rio.” disse Tachini, que faz os cálculo baseando-se na quantidade de chuva que cai na região.

As projeções do CEOPS nos últimos dias tem sido bem aproximadas, sendo que no final da noite do dia 31 de maio, foi previsto que às 5h da manhã do dia 1º de junho o nível do rio Itajaí-Açu na cidade poderia chegar aos 8,70m e nesse horário as águas atingiram 8,65m e às 6h os 8,69m quando o rio começou a se estabilizar. Já no final da manhã desta segunda-feira (5) foi possível afirmar que por volta às 17h o nível estaria em 8 metros quando chegou aos seus 7,79 metros, se estabilizando e voltando a descer nas horas seguintes, até o retorno da chuva na região.

Por volta das 23h15min uma trovoada chegou em Blumenau e com isso aumentou a queda da chuva, o que já estava previsto. Os milímetros de água são cruciais para que possa haver uma projeção do quanto o nível dos rios sobem, e dessa forma está descartada uma grande enchente para o Médio Vale do Itajaí. “Quando as águas que estão na região do Alto Vale, inclusive nas barragens, elas levam cerca de 20 horas, em média para chegarem aqui, então isso não terá um grande efeito aqui em Blumenau caso sejam realizadas aberturas nas barragens, o que pode acontecer, já que há previsão de mais chuva intensa na quinta-feira.”

Quanto a previsão do nível do rio para quinta-feira, não há como fazer uma projeção, já que os cálculos são efetuados principalmente com dados baseados na chuva que já caiu. Uma nova projeção deverá ser efetuada entre às 6h e 7h da manhã de hoje.

 

Logo após a divulgação da projeção do Ceops o secretário da Defesa do Cidadão de Blumenau, Rodrigo Agostinho de Quadros concedeu uma entrevista ao Notícias Vale do Itajaí falando sobre todas as situações na cidade, confira:

Entrevista com Secretário Rodrigo Quadros da Defesa Civil de Blumenau.

Publicado por Notícias Vale do Itajaí em Segunda, 5 de junho de 2017

 

Imagens: Jefferson Santos / Notícias Vale do Itajaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Conteúdo Protegido !!