Combustível é o item que mais aumentou em Blumenau no mês de junho

Durante o mês de junho, combustíveis, utensílios para o lar e produtos de higiene registraram a maior variação de preços em Blumenau, de acordo com o Índice de Variação Geral de Preços (IVGP) do município. O combustível foi o item que mais aumentou, com alta de +4,70%. Já as baixas mais significativas foram de autopeças, serviços públicos e serviços de manutenção de veículos.

Utensílios para o lar aumentaram +2,57% e os produtos de higiene tiveram alta de +2,50%. A baixa das autopeças, que foi a mais sinificativa, ficou em -9,25%, enquanto os serviços públicos baixaram -1,08% e serviços de mautenção de veículo, -0,96%.

Entre altas e baixas, o IVGP registrou, de 1º a 30 de junho, uma variação de +0,04%, abaixo do intervalo esperado pelos economistas responsáveis pelo cálculo, que se situava entre +0,10% e +0,60%.  Dos 25 subgrupos pesquisados, que somam 511 itens, 11 subgrupos registraram alta, 10 subgrupos permaneceram estáveis e 4 variaram negativamente.

A expectativa para o próximo mês é de que a variação geral de preços no mês se mantenha dentro do intervalo de -0,10% a +0,40%.  A variação acumulada nos últimos 12 meses situou-se no nível de +1,24%. Mantido o atual contexto, a variação geral de preços acumulada nos 12 meses, até dezembro de 2020, tende a configurar o cenário considerado otimista, com uma variação acumulada em doze meses de +3,66%.   A série histórica do índice, calculado pelo Departamento de Economia da FURB pode ser consultada em www.furb.br/ivgp 


Foto: Divulgação / CMC

error: Conteúdo Protegido !!