DestaquesGeral

Decisão judicial autoriza entrada do Estado na Barragem de José Boiteux e gera conflito com indígenas

Em meio à crise das fortes chuvas em Santa Catarina, incluindo o Vale do Itajaí, a Justiça Federal em Blumenau autorizou a entrada de agentes do Estado na Barragem Norte de José Boiteux, localizada parcialmente em território indígena. A medida visa apoiar o fechamento da barragem para reduzir o volume – ainda que tardio – da cheia do Rio Itajaí-Açu.

No entanto, a decisão judicial desencadeou um conflito entre a Polícia Militar e os indígenas, além de alguns agricultores. A população indígena manifestou-se após o anúncio do fechamento da barragem, alegando que o Governo do Estado não cumpriu um acordo prévio. Esse acordo garantia que, sempre que houvesse a necessidade de fechamento das comportas da Barragem Norte, os indígenas teriam suprimentos, atendimento médico e uma embarcação para deslocamento em caso de emergência, já que parte da aldeia ficaria isolada devido à retenção de água.

A decisão judicial determina que o Estado cumpra uma série de condições impostas pelos indígenas, garantindo a segurança de todos os envolvidos. O conflito foi registrado no início da manhã deste domingo (08), mas já foi amenizado. Para fechamento das comportas, a Defesa Civil pode levar cerca de 4 horas de trabalho.

Foto: Divulgação / PMJB

error: Conteúdo Protegido !!