DestaquesSaúde

Doação de leite humano só atende metade da necessidade no Brasil

O Brasil tem no total de 225 bancos de leite e 217 pontos de coleta e é referência internacional em doação de leite humano, utilizado principalmente para alimentar bebês prematuros e de baixo peso internados em leitos neonatais. Mas apesar da complexa rede instalada, os volumes doados só atendem cerca de 55% de toda a demanda.

Para se ter uma ideia da solidariedade das mamães brasileiras, de janeiro a dezembro de 2021, foram distribuídos 168 mil litros de leite para 237 mil recém-nascidos, um aumento de 7% em relação ao ano anterior. No entanto, cerca de 340 mil bebês prematuros ou de baixo peso nascem todos os anos no país, o que corresponde a 12% do total de nascidos vivos. Por isso, os estoques dependem de mais doação.

Converse com o Mesorregional e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp

Este ano, a meta da campanha é ampliar em 5% a oferta de leite materno a recém-nascidos internados nas unidades neonatais do país. O tema deste ano é “Doe Leite materno e receba a gratidão de uma vida”.

Para cumprir esta meta, o Ministério da Saúde lançou uma campanha em nível nacional nos meios de comunicação para sensibilizar possíveis doadoras. Se cada mamãe sensibilizada com a campanha doar 200ml, cada uma delas ajudará a alimentar até dez bebês.

No Brasil, a proporção nas doações de leite é de uma mulher doadora para cada 12 mulheres assistidas. Nos últimos 22 anos, mais de 3,2 milhões de bebês receberam leite materno doado no país.              

Blumenau é exemplo

Mesmo durante a pandemia de Coronavírus, o Banco de Leite Humano de Blumenau (BLH) continua sendo referência para o Médio Vale do Itajaí, fornecendo leite materno e prestando atendimento à amamentação. Somente em 2021, a unidade beneficiou 1.510 bebês recém-nascidos prematuros internados em UTI Neonatal com leite doado. Durante o ano inteiro a unidade coletou mais de 2,2 mil litros de leite materno.

Aqui, o leite doado é pasteurizado, analisado, submetido a um rigoroso controle de qualidade, antes de ser disponibilizado para os hospitais Santo Antônio, Santa Isabel e Santa Catarina. Bebês recém-nascidos prematuros internados em UTI Neonatal de outras cidades também são beneficiados. O leite materno possui anticorpos e outros organismos que fortalecem o sistema imunológico do bebê.

De acordo com as informações divulgadas pela Secretaria de Promoção à Saúde, semanalmente, a equipe do Banco de Leite de Blumenau, visita as doadoras, leva o material necessário como frascos esterilizados, touca e máscara e presta todas as orientações necessárias sobre a coleta e armazenamento do líquido. 

As candidatas a doadoras precisam atender alguns critérios de avaliação:

– Mãe e bebê estarem saudáveis e sem problemas com a amamentação;
– Apresentar excesso de leite e estar disposta a extrair e doar o leite excedente; 
– Não ser fumante;
– Não usar álcool ou drogas ilícitas;
– Não usar medicamentos incompatíveis com a amamentação;
– Apresentar exames pré e pós-natal compatíveis com a doação de leite humano.

Banco de Leite Humano de Blumenau

O Banco de Leite presta atendimento para quem tiver dúvidas ou dificuldade para amamentar. O atendimento é por agendamento e pode ser feito pelo telefone (47) 3381-7570. A unidade está localizada no Centro de Saúde Rosania Machado Pereira, sala nº 12 – na Rua 2 de Setembro, 1.212, bairro Itoupava Norte, defronte à Policlínica.

Com informações da Agência Brasil e da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Blumenau
Foto: Marcelo Martins / PMB

error: Conteúdo Protegido !!