Domingo da democracia

Eleitores de todo o país estão indo às urnas hoje (15) no primeiro turno das eleições municipais. Mais de 147 milhões de pessoas estão aptas para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em todo o Brasil. Em Santa Catarina, são 5.205.931 aptas á votar. No Vale do Itajaí, o maior número de eleitores estão em Blumenau, que tem cerca de 247 mil eleitores e em Itajaí, que pode contabilizar até 147 mil votos.

Para o pleito deste ano, 19 mil pessoas são candidatas ao cargo de prefeito e de vice-prefeito em todo o país, enquanto ao cargo de vereador 518,3 mil candidatos.

Devido à pandemia da covid-19, um protocolo sanitário foi elaborado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com medidas preventivas para eleitores e mesários, para garantir a segurança tando de quem irá trabalhar a favor da democracia, quanto para quem irá exercer seu direito ao voto, mas a estimativa é de um grande percentual de ausência de eleitores nas sessões.

A primeira recomendação é para que os eleitores que estiverem com sintomas da covid-19 não compareçam aos locais de votação. A justificativa de falta não será feita presencialmente para evitar aglomerações. Pelo aplicativo e-Título, que pode ser usado em qualquer smartphone, será possível fazer a justificativa sem sair de casa. 

Horário

O tempo de votação também foi ampliado em uma hora neste ano para evitar filas e aglomerações. As seções ficarão abertas das 7h às 17h. Preferencialmente, o horário das 7h às 10h estava destinado preferencialmente para os eleitores idosos, com mais de 60 anos, ou que pertençam ao grupo de risco para o novo coronavírus, no entanto, não houve exclusividade para faixa etária, tão pouco idosos estarão proibidos de votar no horário vespertino, pelo contrário, todos podem votar em qualquer hora, independentemente da idade.

Máscara obrigatória e caneta pessoal

Os eleitores só poderão entrar nos locais de votação se estiverem usando máscaras faciais. O eleitor deve usar a máscara em todo o percurso que fizer até chegar à seção eleitoral. Não será permitido que ele se alimente, beba ou realize qualquer ato que exija a retirada da máscara e ainda é recomendado que cada eleitor leve sua própria caneta para assinar a presença no caderno de votação.

As mãos têm que ser higienizadas com álcool em gel antes e depois de votar. O produto será disponibilizado nos locais de votação. O processo de identificação por biometria não será usado nas eleições deste ano para evitar contaminação. Além disso, os eleitores terão que respeitar a distância de 1 metro entre eles e as demais pessoas que estiverem no local. Marcações feitas com adesivos no chão vão indicar o distanciamento correto.

Confira os detalhes do trabalho do TRE em Blumenau com Ricardo de Souza, chefe do cartório eleitoral de Blumenau e de como ocorreu a situação em Blumenau nas primeiras horas de votação de hoje:

Imagens: Lucas Merbold / Especial Mesorregional
error: Conteúdo Protegido !!