DestaquesGeral

Eleição controversa na Associação de Moradores do bairro Escola Agrícola gera indignação com falta de transparência

A proximidade da eleição para a Diretoria da Associação de Moradores do bairro Escola Agrícola, em Blumenau tem gerado descontentamento e questionamentos na comunidade devido à falta de transparência e irregularidades observadas no processo.

O presidente da associação, Edson Lorenco, que também é assessor político do vereador licenciado Alexandre Matias (PSDB), está envolvido na comunicação da data da eleição e na busca por votos através do WhatsApp, fato que gerou inquietação entre os moradores.

A comunicação sobre a eleição foi realizada por meio de mensagens direcionadas, sem publicidade ampla, o que levantou suspeitas sobre a imparcialidade do processo. Além disso, a única chapa inscrita no atual pleito é encabeçada por Edson Lorenco, mas como já foi presidente em dois mandatos, aparece como vice-presidente neste pleito.

Em resposta às críticas, o presidente alegou que a gestão das eleições foi delegada à contabilidade contratada pela atual diretoria, justificando a falta de divulgação. O contador responsável pela Associação de Moradores, Alvacir Luiz Bahr, corroborou com Edson, mencionando que houve apenas uma “intempestividade” no prazo da eleição, justificando conflito com ás eleições para o Conselho Tutelar. O fato é que ambos não disponibilizaram dados que comprovem a publicidade do prazo para inscrições de chapas.

Contudo, moradores e comerciantes afirmam não terem sido informados sobre o processo eleitoral, apontando a ausência de publicidade, contrariando normas do Código de Processo Civil. A transparência e a lisura do pleito são questionadas diante do cenário de falta de divulgação e reuniões restritas convocadas pela gestão atual.

A suspeita de uso político da Associação, com evidências de campanhas eleitorais em favor de quem mantém o presidente empregado na Câmara de Vereadores, é uma das questões levantadas pelos moradores.

A possibilidade do adiamento do processo e a abertura para novas inscrições foram negadas por Edson Lorenco, que, em contato com o Mesorregional na tarde desta quarta-feira (13), expressou seu descontentamento e fez ameaças diretas ao jornalista Jefferson Santos, ressaltando seu vínculo político. “Se publicares alguma coisa, vais te queimar com o Matias e não tu me incomoda, não me incomoda, pois não sabes com quem estás mexendo.” afirmou Lorenco em tom de ameaça.

Foto: Reprodução / Facebook

error: Conteúdo Protegido !!