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Facebook vai priorizar famílias e amigos no feed de notícias

O Facebook anunciou na última quinta-feira (11) a maior modificação nos conteúdos da sua rede social dos últimos anos. Agora, o feed de notícias de cada usuário dará prioridade às publicações compartilhadas por familiares e amigos, deixando as de marcas, meios de comunicação e famosos em segundo plano. Segundo o fundador e diretor-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, a intenção é maximizar a quantidade de conteúdo com “interação significativa” que as pessoas consomem. “Pesquisas mostram que fortalecer nossos relacionamentos melhoram nosso bem-estar e felicidade”, disse ele, em comunicado.

A alteração irá afetar publicações, vídeos e fotos exibidos nos perfis dos mais de dois bilhões de usuários da rede social, e deve acontecer já nas próximas semanas. A medida foi divulgada após diversos testes realizados em seis países – entre eles Guatemala e Bolívia. “Recentemente tivemos um retorno de nossa comunidade de que conteúdo público – posts de empresas, marcas e mídia – está consumindo os momentos pessoais que nos levam a nos conectar mais uns com os outros”, acrescentou Zuckerberg.

Para o fundador da rede social, as mudanças vão fazer o Facebook retornar às raízes, já que as pessoas terão a possibilidade de se manter conectadas e interagir entre si. “Construímos o Facebook para ajudar as pessoas a permanecerem conectadas e nos aproximaremos das pessoas que são importantes para nós. É por isso que sempre colocamos amigos e familiares no centro da experiência”, explica. Zuckerberg ainda reconhece que o tempo que os usuários gastam na rede social poderá diminuir, mas afirma que este terá um valor maior.

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“Por exemplo, há muitas comunidades fortemente unidas ao redor de programas de TV ou times esportivos. Vemos pessoas interagindo mais em relação a vídeos ao vivo do que aos comuns. Algumas notícias ajudam a iniciar conversas sobre temas importantes. Mas com muita frequência hoje, assistir a um vídeo, ler notícias ou receber a atualização de uma página é apenas uma experiência passiva”, ressalta Zuckerberg.

A novidade chega uma semana depois que o CEO da rede social anunciou que sua resolução de Ano Novo para 2018 seria se concentrar em problemas sistêmicos com o Facebook. “Nós sentimos uma responsabilidade para garantir que nossos serviços não sejam apenas divertidos de usar, mas também sejam bons para o bem-estar das pessoas”, afirmou. Ainda de acordo com ele, “o mundo se sente ansioso e dividido, e o Facebook tem muito trabalho a fazer – seja protegendo a nossa comunidade contra abusos e ódio, defendendo a interferência de estados-nação, ou assegurando que o tempo gasto no Facebook seja bem gasto”.

Após o anúncio, as ações do Facebook caíram fortemente nesta sexta-feira (12). Por volta das 14h (horário de Brasília,) os papéis da rede social caíam 4,3%, para US$ 179,70.

 

Foto: Divulgação / Apec Peru 2016

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