DestaquesSaúde

Gaspar confirma 41 casos de dengue em uma semana

Gaspar conta com 41 casos confirmados da doença, 221 casos em investigação, além de 17 focos do mosquito Aedes aegypti identificados no período de 3 de março a 10 de abril. No acumulado desde janeiro, Gaspar contabiliza 223 casos de dengue e 445 focos do mosquito.

Para comparação, em abril de 2023, Gaspar registrava apenas quatro casos confirmados de dengue, um aumento de mais de 4.450%. Por isso, nesta quarta-feira, dia 10, foi decretado situação de emergência em saúde pública, por conta da dengue, a medida tem como objetivo garantir agilidade na tomada de medidas de prevenção, controle e atenção à saúde da população.

As ações de combate à dengue seguem sendo intensificadas, com fumacês e atividades dos agentes de endemias. A Prefeitura também segue com a Central de Hidratação. O serviço funciona das 7h às 13h, e está instalado na Policlínica Municipal Dr. Valmor Beduschi.

A Central de Hidratação é um espaço destinado especificamente para pacientes com suspeita de dengue que já receberam atendimento prévio em uma Estratégia Saúde da Família (ESF) e foram encaminhados. No local, profissionais coletam sangue para a realização de hemogramas. Os exames são coletados de acordo com a avaliação do profissional de saúde em pacientes para avaliar o nível das plaquetas e hidratação, além de avaliar a melhor conduta e o manejo adequado do paciente em cada situação.

Os pacientes com sintomas como febre alta, falta de apetite, cansaço, dor ao movimentar os olhos e dor muscular devem procurar as ESFs para avaliação com o profissional. Diferentemente da Covid, a dengue requer hidratação, por isso é importante beber bastante água durante o tratamento.

A Dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e os sintomas podem incluir febre alta, dor atrás dos olhos e dores musculares intensas. Em caso de suspeita, é fundamental procurar a unidade de saúde mais próxima para avaliação médica e tratamento adequado. A dengue hemorrágica, forma mais grave da doença, requer acompanhamento hospitalar.

Como evitar a proliferação do Aedes aegypti

Elimine água parada de todos os recipientes;

Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usá-los, coloque areia até a borda;

Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;

Mantenha lixeiras tampadas;

Deixe os depósitos de água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;

Plantas como as bromélias, devem ser evitadas, pois acumulam água;

Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana;

Mantenha ralos cobertos com telas de malha fina para evitar que o mosquito tenha acesso ao local;

Lave recipientes com depósito de água, como potes de comida e água dos animais, com escova ou esponja e detergente, no mínimo uma vez por semana;

Se for necessário que o recipiente fique com água, como no caso de ralos, utilize hipoclorito;

Retire a água acumulada em lajes;

Dê descarga, no mínimo uma vez por semana, em banheiros pouco usados;

Mantenha fechada a tampa do vaso sanitário;

Evite acumular entulho, pois ele pode se tornar local de foco do mosquito da Dengue.

error: Conteúdo Protegido !!