DestaquesGeral

Governador decreta situação de emergência e anuncia medidas restritivas para evitar o contágio do coronavírus em SC

Nesta terça-feira (17), o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, decretou situação de emergência no estado por conta da pandemia do coronavírus. Nos próximos sete dias, será adotada uma série de medidas restritivas com o objetivo de conter a proliferação do vírus no estado.

A decisão foi tomada após o primeiro registro de transmissão comunitária da Covid-19 em território catarinense, ou seja, quando não é possível saber a origem da contaminação. Com a transmissão dentro do estado e sem se saber a origem, Santa Catarina passa de situação de perigo iminente (nível 2) para emergência em saúde pública (nível 3).

Durante este período, permanecerão abertos apenas os serviços considerados essenciais, como farmácias, supermercados, unidades de saúde, postos de combustíveis e distribuidoras de gás e água. O decreto implica nas seguintes suspensões pelos próximos sete dias:

  • A circulação do transporte coletivo urbano municipal, intermunicipal e interestadual de passageiros;
  • Atividades e serviços privados não essenciais, a exemplo de academias, shopping centers, restaurantes e comércio em geral;
  • Atividades e serviços públicos não essenciais, no âmbito municipal, estadual e federal;
  • A entrada de novos hóspedes no setor hoteleiro, mediante regulamentação por portaria específica;
  • Eventos e reuniões de qualquer natureza, de caráter público ou privado, incluídas excursões, cursos presenciais, missas e cultos religiosos ficam suspensos em todo o território catarinense por 30 dias;
  • As indústrias deverão operar em sua capacidade mínima necessária nas regiões em que já tenha sido identificado o contágio comunitário;
  • Exames e cirurgias eletivos e consultas ambulatoriais estão suspensos temporariamente, exceto para procedimentos não prorrogáveis, tais como exames oncológicos.
  • Visitas nos hospitais estão suspensas no caso de idosos e pessoas com doenças crônicas. Para os outros pacientes, o limite é de uma pessoa por vez.

Após os sete dias, será feita uma nova avaliação para verificar a necessidade de se manter as restrições.

“O melhor local para ficar agora é em casa. Sem circular nas ruas, sem se expor ao convívio com outras pessoas, porque isso pode transmitir o vírus. Precisamos evitar o colapso do sistema de saúde”

Helton de Souza Zeferino, secretário de Estado da Saúde

Educação

As aulas nas redes públicas e privadas em território catarinense estão suspensas a partir de quinta-feira (19), por um período de 30 dias, com a possibilidade de prorrogação. Os primeiros 15 dias correspondem à antecipação do recesso escolar do mês de julho.


Antecipação de vacinas contra a gripe

O Ministério da Saúde anunciou que a Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza (gripe), que costuma ser realizada em abril, foi antecipada para o dia 23 de março. A mobilização segue até o dia 22 de maio, sendo 9 de maio, sábado, o dia “D” de imunização.

Polícia Civil

O atendimento presencial nas delegacias está restrito a casos urgentes que envolvem homicídios, latrocínios, remoção de cadáver, violência doméstica e contra crianças, estupro, sequestro, cárcere privado, roubos de veículos e cargas, autos de prisão em flagrante e situações em que a prova possa ser perecível. O registro dos demais boletins de ocorrência pode ser feito pela internet.

IGP

O Instituto de Identificação de Santa Catarina suspendeu o atendimento presencial à população para emissão da Carteira de Identidade, por prazo indeterminado. Todos os agendamentos previamente realizados pelos cidadãos no site do IGP até a data desta terça-feira, 17, serão cancelados automaticamente pelo sistema.

A emissão das Carteiras de Identidade será realizada apenas nos casos de evidente emergência (comprovada documentalmente), que deverão ser relatados à unidade do IGP/SC mais próxima por meio telefônico. No site do Instituto www.igp.sc.gov.br, constam os contatos telefônicos das 29 Unidades.


Caso tenha dúvidas sobre a doença e sintomas, ligue para o telefone 136 do Ministério da Saúde.

A atualização sobre o número de casos do coronavírus em Santa Catarina pode ser acompanhada pelo site http://www.saude.sc.gov.br/coronavirus.


Foto: Julio Cavalheiro / Secom SC

error: Conteúdo Protegido !!