Incêndio em residência em Blumenau deixa duas pessoas feridas e geram novas críticas à Central dos Bombeiros

Na noite desta segunda-feira (19), por volta das 21h40min, um incêndio em uma residência localizada na Rua Paraguassu, no bairro Valparaíso, em Blumenau, mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros Militar, SAMU, Polícia Militar e até um caminhão pipa do SAMAE. No entanto, relatos de moradores e problemas no atendimento causaram mais uma vez grande apreensão e revolta na comunidade.
A Central do Corpo de Bombeiros, que em maio do ano passado foi centralizada em Balneário Camboriú, registrou a ocorrência com o endereço incorreto, cadastrando como Rua Antônio Zendron, o que fez com que as viaturas seguissem para o local errado, que que se tratava de uma via transversal no trecho inicial da rua. “Ligamos 11 vezes e ninguém atendeu ao nosso chamado. Depois que a casa estava destruída, apareceram e ainda erraram o caminho”, comentou uma leitora em suas redes sociais, relatando o transtorno.

Este incidente se soma a uma série de problemas semelhantes já registrados em outras ocorrências de incêndios na região desde que a Central 193 foi centralizada em Balneário Camboriú, situação que tem sido motivo de várias reportagens e críticas, especialmente por parte de moradores que enfrentaram dificuldades semelhantes no passado.
Duas pessoas feridas e animais salvos
Durante o incêndio, duas pessoas ficaram feridas. A filha de 43 anos sofreu queimaduras de segundo grau em algumas partes do corpo e precisou ser encaminhada ao pronto-socorro para atendimento médico. A mãe, já idosa, foi muito abalada pela situação, mas foi atendida no local e liberada pela equipe do SAMU.

Além dos feridos humanos, os animais de estimação da residência foram salvos pelos bombeiros, que se empenharam no combate às chamas assim que conseguiram chegar ao local. A situação foi agravada pela falta do Auto Tanque (AT), o único caminhão tanque do Corpo de Bombeiros de Blumenau, que estava em manutenção. Para suprir a necessidade de abastecimento de água, foram acionados praticamente todos os caminhões restantes, que possuem capacidade inferior. Por isso, o SAMAE foi chamado e enviou um caminhão pipa para ajudar no combate ao incêndio.

As últimas equipes deixaram o local por volta da meia-noite e meia já desta terça-feira (20) após conclusão dos trabalhos. As causas do incêndio ainda serão apuradas através de uma perícia técnica no decorrer desta semana.