DestaquesSegurança

Incêndio em residência em Blumenau deixa duas pessoas feridas e geram novas críticas à Central dos Bombeiros

Na noite desta segunda-feira (19), por volta das 21h40min, um incêndio em uma residência localizada na Rua Paraguassu, no bairro Valparaíso, em Blumenau, mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros Militar, SAMU, Polícia Militar e até um caminhão pipa do SAMAE. No entanto, relatos de moradores e problemas no atendimento causaram mais uma vez grande apreensão e revolta na comunidade.

A Central do Corpo de Bombeiros, que em maio do ano passado foi centralizada em Balneário Camboriú, registrou a ocorrência com o endereço incorreto, cadastrando como Rua Antônio Zendron, o que fez com que as viaturas seguissem para o local errado, que que se tratava de uma via transversal no trecho inicial da rua. “Ligamos 11 vezes e ninguém atendeu ao nosso chamado. Depois que a casa estava destruída, apareceram e ainda erraram o caminho”, comentou uma leitora em suas redes sociais, relatando o transtorno.

Este incidente se soma a uma série de problemas semelhantes já registrados em outras ocorrências de incêndios na região desde que a Central 193 foi centralizada em Balneário Camboriú, situação que tem sido motivo de várias reportagens e críticas, especialmente por parte de moradores que enfrentaram dificuldades semelhantes no passado.

Duas pessoas feridas e animais salvos

Durante o incêndio, duas pessoas ficaram feridas. A filha de 43 anos sofreu queimaduras de segundo grau em algumas partes do corpo e precisou ser encaminhada ao pronto-socorro para atendimento médico. A mãe, já idosa, foi muito abalada pela situação, mas foi atendida no local e liberada pela equipe do SAMU.

Fotos: Jefferson Santos / Mesorregional

Além dos feridos humanos, os animais de estimação da residência foram salvos pelos bombeiros, que se empenharam no combate às chamas assim que conseguiram chegar ao local. A situação foi agravada pela falta do Auto Tanque (AT), o único caminhão tanque do Corpo de Bombeiros de Blumenau, que estava em manutenção. Para suprir a necessidade de abastecimento de água, foram acionados praticamente todos os caminhões restantes, que possuem capacidade inferior. Por isso, o SAMAE foi chamado e enviou um caminhão pipa para ajudar no combate ao incêndio.

As últimas equipes deixaram o local por volta da meia-noite e meia já desta terça-feira (20) após conclusão dos trabalhos. As causas do incêndio ainda serão apuradas através de uma perícia técnica no decorrer desta semana.

error: Conteúdo Protegido !!