Lua Cheia de Perigeu estará visível nesta noite de terça-feira (14)

A superlua já pode ser vista ao nascer do Sol desta terça-feira (14), mas quem perdeu o espetáculo, terá uma segunda oportunidade. Isso porque ela estará visível durante toda a noite de hoje.

Para Rodolfo Langui, coordenador do Observatório Didático de Astronomia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Bauru, esse fenômeno acontece quando a Lua está na fase cheia e no ponto da sua órbita mais próximo da Terra.

Ainda segundo ele, o termo popular para esse momento é: Lua Cheia de Perigeu. Langui diz que observar a Lua hoje ao pôr do Sol, pode ser um excelente espetáculo. “Você vai esperar o Sol se pôr e olhar para o horizonte Leste, que é o momento em que a Lua estará nascendo. É uma das mais belas visões da astronomia. Mas, ela vai ficar no céu a noite toda. Se tiver um binóculo, melhor ainda”.

Converse com o Mesorregional e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp

Para este mês de junho, ainda tem conjunção dos planetas Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno que já é possível ser observada a olho nu. No dia 24, o ápice, com a Lua se juntando ao alinhamento dos cinco planetas.

O coordenador do Observatório de Bauru lembra que para quem perder a superlua desta terça-feira, pode se programar para a próxima, prevista para 13 de julho.

Informações Agência Brasil.
Foto: Lua Cheia sobre o Observatório Lick, acima do Monte Hamilton, em San José, Califórnia, EUA – Crédito: Rick Baldridge – 2012.

error: Conteúdo Protegido !!