DestaquesEducação

Matrículas na educação profissional aumentaram 12,1%

De acordo com o Censo Escolar 2023, a educação profission al e tecnológica (EPT) foi a modalidade de ensino que mais cresceu na educação básica no último ano. Entre 2022 e 2023, as matrículas n a EPT passaram de 2,1 milhões para 2,4 milhões, representando um aumento de 12,1%. Os números , referentes à primeira etapa da pesquisa estatística , foram apresentados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), n a quinta-feira, 22 de fevereiro.

O Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana; o presidente do Inep, Manuel Palacios ; e o diretor de Estatísticas Educacionais d o Inep , Carlos Eduardo Moreno, destacaram o crescimento da e ducação p rofissional durante a coletiva de imprensa, na sede do MEC, em Brasília (DF). “ O MEC tem discutido esse tema com as redes. Nós vamos apresentar, nas próximas semanas, uma política de indução à matrícula no ensino técnico e profissionalizante”, afirmou Camilo Santana. Para ele, a iniciativa “ é um atrativo para o jovem, que já sai do ensino médio com uma profissão” .

O MEC tem atuado para fortalecer a EPT em todo o P aís. Com o objetivo de ampliar as vagas no ensino técnico de nível médio , por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), serão construídas cem novas unidades de institutos federais ( IFs ), totalizando R$ 3,9 bilhões em repasses federais. Essa ação fomenta a interiorização da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e cria condições para que o ensino médio e técnico seja ofertado de forma integrada e seja uma ferramenta para gerar desenvolvimento social.

Além disso, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica ( Setec / MEC ) está trabalhando para implementar a Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (PNEPT), articulada com o novo Plano Nacional de Educação (PNE) . A Lei n. 14.645/23 estabelece prazo de dois anos para implementar a PNEPT. Nesse sentido, o MEC está propondo um Grupo de Trabalho (GT), composto por diversos ministérios e entidades nacionais com atuação na área, para definir metas, estratégias e ações a serem implementadas, além de indicadores e métricas para avaliação da política.

Resultados – Segundo a pesquisa estatística, todas as modalidades da educação profissional apresentaram aumento no número de matrículas em relação ao último ano, com exceção da educação de jovens e adultos (EJA) no ensino médio, que teve um discreto declínio . O s cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) ou de Qualificação Profissional foram os que mais cresceram, com incremento de 71,9% no último ano.

No universo des s a modalidade educacional, o ensino médio subsequente , realizado por estudantes que já concluíram o ensino médio , concentra a maior parte dos alunos (44,7%), com mais de 1 milhão de matrículas entre 2022 e 2023 . Quando analisada a distribuição de estudantes entre os eixos tecnológicos, verifica-se uma prevalência da área de Gestão e Negócios (25,4%), juntamente com Ambiente e Saúde (26,5%). Esses dois eixos possuem 51,9% de todas as matrículas da e ducação p rofissional .

Em relação à dependência administrativa e à localização das escolas ofertantes de educação profissional, a maior parte das matrículas nessa modalidade de ensino est á concentrada na rede privada, representando 44,4%, seguida pel as redes estadual e federal, com 38,2% e 13,7%, respectivamente. De todas as modalidades , a educação profissional é a que detém o maior número de matrículas na rede federal, alcançando 331.037 em 2023. A mesma rede apresenta o maior número de matrículas n a EPT na zona rural (49.467).

error: Conteúdo Protegido !!