Mudança de Paradigmas

O artigo de Ramon Aguiar Benedett, desta quarta-feira (12) no Notícias Vale do Itajaí trata dos paradigmas dessa era em que vivemos. Quais as tendências? Por quais mudanças estamos passando? Confira a opinião do colunista:

 

Nossos conceitos estão todos ultrapassados. O que tínhamos como modelos não nos servem mais. Não sabemos mais educar nossos filhos, não conseguimos mais acreditar em nossas religiões, nem o que aprendemos sobre como ser homem ou mulher serve mais.  
 
Está tudo mudando, se transformando. Vivemos uma oportunidade única de revolucionar a maneira como vivemos e encaramos a nós mesmos, os outros, a vida, as instituições, as crenças, o criador.
 
No entanto, mesmo com o mundo globalizado e em constante transformação, muita gente ainda se agarra a paradigmas e generalizações ultrapassados. É sabido que temos uma tendência natural contra as mudanças e que, se essas forem culturais, levam ainda mais tempo para acontecer.
 
O que é ser homem hoje?  É o mesmo de poucos anos atrás? E ser mãe? Conseguimos educar nossas crianças com a mesma “fórmula” utilizada por nossos pais? As religiões respondem hoje nossas inquietudes espirituais?
 
Infelizmente, grande parte de nossos problemas são frutos da nossa incapacidade de pensar. Nossas escolas nos ensinaram, e continuam ensinando, a utilizar mais a faculdade de recordar do que a de pensar. Decoramos muito e construímos pouco. Nossas religiões nos proíbem de questionar.
 
Entendo que as perguntas devam fazer parte constante de nosso dia-a-dia. Rever conceitos é a base do desejado autoaperfeiçoamento. O que estava correto no passado recente, talvez não seja o suficiente hoje. Respostas prontas, modelos definidos, não nos servem mais.
 
Felizmente vivemos um momento de grandes mudanças. Que consigamos transformar também nossa maneira de viver e encarar a vida. Que tenhamos menos certezas. E que consigamos responder nossas inquietudes e mudar nossos conceitos de dentro para fora, com a pureza e grandeza de nossos sistemas mentais e sensitivos.

error: Conteúdo Protegido !!