Na Câmara de Vereadores, reitor da Furb defende sua gestão e fala sobre momento de crise da Universidade

Na última quinta-feira (19), o reitor da Universidade Regional de Blumenau (FURB), João Natel Pollonio Machado, ocupou a tribuna livre da Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores para falar sobre a atual saúde financeira da universidade. Durante seu discurso trouxe dados e explicações sobre o baixo número de alunos matriculados em 2018 (cerca de 8 mil alunos).

Natel também falou sobre a importância da universidade como uma organização democrática, ao justificar o curdo “O Golpe de 2016 e o Futuro da Democracia no Brasil”, que começou a ser ministrado no mês de abril na unidade de ensino superior comunitária. Por conta do início da instrução, diversos vereadores manifestaram-se com repúdio, alegando que a Universidade estaria sendo utilizada para beneficiar partidos de políticos de esquerda.

>> Curta o Notícias Vale do Itajaí no Facebook
>> Siga o Notícias Vale do Itajaí no Twitter
>> Entre no no canal do Notícias Vale do Itajaí no Telegram
>> Acompanhe o Notícias Vale do Itajaí no Instagram

Por conta do repúdio ao curso, vereadores também começaram a questionar a atual situação financeira da Furb, que nos últimos anos tem perdido um número considerável de alunos e cobraram explicações da reitoria, abrindo o espaço para Natel, que inicialmente havia 8 minutos para usar a tribuna que foram estendidos por mais 5.

A manifestação de repúdio a curso iniciado em abril foi iniciada em sessões anteriores pelo vereador Ricardo Alba (PSL) e aderida por outro membros da Casa, como o vice-presidente do Legislativo Almir Vieira (PP) e do próprio presidente da Câmara, Marcos da Rosa (DEM), mas o protagonista do assunto acabou sendo o vereador Sylvio Zimmermann (PSDB), que fez indagações não somente sobre o curso, mas sobre o momento ruim que a Universidade vive, o que gerou um desconforto para o reitor. Zimmermann gentilmente concedeu parte do seu tempo para a conclusão das explicações de Natal, que no final de seu discurso agradeceu apenas o presidente do Legislativo.

O Notícias Vale do Itajaí conversou com João Natel e com Sylvio Zimmermann que colocaram seus pontos de vista sobre os temas. Confira as entrevistas:

 

 

Imagens e entrevistas: Jefferson Santos / Notícias Vale do Itajaí

 

error: Conteúdo Protegido !!