DestaquesSaúde

Nova base do SAMU é entregue à comunidade nesta quarta-feira (03), em Blumenau

Uma boa notícia para Blumenau, em especial para os moradores da região norte da cidade. Isso porque uma nova base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), foi inaugurada nesta quarta-feira (03). A estrutura está localizada na rua Wilhelm Schellwort – uma transversal da rua Bahia – no bairro Salto Weissbach. Na cerimônia estavam presentes autoridades políticas, a imprensa e representantes da saúde de Blumenau.

Autoridades políticas e representantes da saúde, na cerimônia de entrega da nova base do SAMU.

A nova base do Samu vai contar com duas ambulâncias e oito equipes distribuídas em diferentes turnos. A ideia é que o serviço que antes estava junto à base do Corpo de Bombeiros Militar na região Norte, agora tenha uma estrutura própria. O novo prédio possui mais de 300m² e conta com salas de alojamento, descanso, copa, sala de medicamentos, almoxarifado, administração, esterilização e sala de higienização. Foram investidos R$ 337.216,92 em recursos próprios do município.

>> Curta o Mesorregional no Facebook
>> Siga o Mesorregional no Twitter
>> Entre no canal do Mesorregional no Telegram
>> Converse com o Mesorregional pelo WhatsApp
>> Acompanhe o Mesorregional no Instagram
>> Inscreva-se em nosso canal do YouTube

A outra base do Samu em Blumenau continua instalada na rua Progresso, no bairro Garcia. No fim de 2021, o município entregou duas novas ambulâncias para o Samu atender a população. Na época, foram investidos mais de R$ 600 mil – com verbas do município e do Estado.

O Samu

O Serviço é fruto de uma pactuação tripartite que envolve União, Estados e municípios, o Samu tem como objetivo o atendimento pré-hospitalar rápido às vítimas de casos de urgência ou emergência, oferecendo todos os recursos para possibilitar a assistência e, caso necessário, a transferência dos pacientes para uma unidade de saúde. O serviço, que funciona 24 horas, é acessado pelo telefone 192.

Todas as ligações são direcionadas para a Central de Regulação, onde um médico, auxiliado por técnicos, faz a triagem e a classificação dos casos. O tipo de resposta ao atendimento depende da gravidade da situação e é adaptado a cada necessidade, podendo ocorrer mediante orientação por telefone ou envio de unidades móveis.

Informações da Prefeitura de Blumenau.
Fotos: Jefferson Santos/Mesorregional.

error: Conteúdo Protegido !!