Operação prende seis pessoas em investigação contra caça ilegal em Blumenau e região
Na manhã desta quarta-feira (5), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) e a Polícia Militar Ambiental deflagraram a operação “Digitale Jagd”, que significa “Caçada Virtual”. A ação tem como alvo um grupo suspeito de praticar crimes contra a fauna silvestre.
📲 Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp
Foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão contra 16 investigados, expedidos pela Vara Regional de Garantias de Blumenau. As diligências ocorreram em nove municípios: Blumenau, Pomerode, Indaial, Rio dos Cedros, Corupá, Ibirama, Rio Negrinho, Lontras e Lauretino.
Durante o cumprimento das ordens judiciais, seis pessoas foram presas em flagrante pelo crime de porte ilegal de arma de fogo. A investigação começou a partir de um relatório técnico elaborado pelo 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental, que identificou a atuação de caçadores ilegais na região. O grupo utilizava áreas de mata para caça e também mantinha forte presença em redes sociais e aplicativos de mensagens, onde compartilhava técnicas de abate, organizava expedições, vendia carne silvestre e armas, e comercializava cães de caça.
O objetivo da operação é apreender materiais e documentos que ajudem a comprovar a materialidade e autoria dos crimes, além de detalhar como funcionava a estrutura e a divisão de funções dentro da associação criminosa.
Ao todo, participaram da operação 136 agentes, entre 52 integrantes do GAECO, 75 policiais da PMA e nove bombeiros militares.

Foto: MP-SC
